Publicado na 1 de abril de 2014

Na base Nineteenth Century Collections Online, o público brasileiro encontra documentos de várias nacionalidades, do século XIX

A Cengage Learning, líder em soluções integradas de aprendizagem, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), disponibiliza livre acesso, em todo o Brasil, a documentos e fontes primárias de várias localidades do mundo, datadas do século XIX. A coleção está disponível pelo Portal de Periódicos da Capes e pode ser acessada a partir de qualquer computador conectado à internet.

Na base Nineteenth Century Collections Online (NCCO) é possível encontrar dados do século XIX que abordam a era da industrialização e inovação tecnológica, além da reforma e revolução política, nacionalismo, construção de nações, expansão de impérios e do colonialismo, aumento da alfabetização e da educação.

Entre diversas coleções disponíveis, o usuário pode acessar fontes sobre a expansão do mundo moderno, como de páginas sobre a expansão europeia da África, documentos dos arquivos nacionais dos Estados Unidos (EUA) e dos registros de administração da Biblioteca do Congresso Americano, dentre outros parceiros de prestígio. Os materiais também exploram a relação entre o colonialismo e o legado da escravidão para a sociedade moderna sul-africana, reúne estudos interdisciplinares, incluindo a tomada de ordem racial, história agrária e de trabalho, segregação urbana, história dos direitos civis e história familiar.

Com abordagens diferenciadas sobre o século XIX, o acervo reúne, ainda, coleções sobre a história da ciência do período, documentos adquiridos a partir da Biblioteca Huntington e outras coleções. Também, reúne arquivos históricos sobre eletricidade e física, a revolução Darwiniana e a revolução Global da evolução, engenharia civil, matemática e história social da medicina americana.

Os materiais são raros e difíceis de obter, contudo, estão à disposição para todos os brasileiros interessados em pesquisas e estudantes de graduação e pós-graduação.

O acesso a esse conteúdo pode ser feito nos mecanismos de busca do Portal Periódicos da Capes, a partir da opção Buscar Base. Basta inserir 19th Century e o sistema oferece as opções disponíveis para escolha do usuário, ou acesse aqui.