Publicado na 17 de novembro de 2011

Hoje iremos apresentar uma resenha crítica do livro “Criação em Filmes Publicitários“, como parte da nossa parceria com a Editora Cengage Learning. O livro tem autoria de João Vicente Cegato Bertomeu, professor de propaganda e comunicação em faculdades brasileiras. Ele também atua com assessorias e consultoria em criação estratégica e direção de arte em empresas de comunicação. O livro é um trabalho que discute o processo criativo dos filmes publicitários, sua complexidade, a diversidade de profissionais envolvidos e as principais discussões que abrangem o cliente e os especialistas em criação e produção na busca da propaganda criativa, em níveis globais e locais. Este livro é indicado para profissionais da publicidade e propaganda.

O livro conta com cinco capítulos ao todo. O primeiro aborda a relação entre cultura e propaganda, dando uma introdução nesse mundo. No capítulo seguinte Bertomeu, analisa o processo de criação de filmes publicitários para a TV, reforçando o fato de que deve se levar em conta os objetivos mercadológicos dos clientes e do público. No capítulo 3 ele comenta sobre as relações das agências publicitárias no campo dos filmes, ressaltando a importância desse processo de criação dos comerciais.

A seguir, no capítulo 4, o autor debate sobre esse processo de criação. Esta é uma das partes mais importantes na criação e desenvolvimento dos filmes e é vital para uma boa crítica da peça publicitária. Já no capítulo final ele comenta sobre a publicidade e o mercado global, enfatizando o fato da globalização ser uma poderosa aliada dos publicitários. Afinal, um filme bem feito ganha destaque e repercussão e em questão de minutos roda o mundo através da internet.