Publicado na 20 de agosto de 2014

tips para romper el hielo

Devido ao fato de que estudantes matriculados num curso on-line jamais chegam a se ver pessoalmente, talvez não sintam o tipo de conexão que às vezes facilita as discussões dentro de uma sala de aula.

Contudo, se os estudantes conseguem conhecer mais uns aos outros, suas conversas sobre o conteúdo do curso podem ser mais enriquecedoras. Isso tomará apenas um pouco de tempo, assim como a oportunidade e o espaço para permitir que essas relações dentro do curso tomem forma e profundidade.

Com estes “quebra-gelos” para cursos on-line, selecionados do manual de recursos para instrutores Student Success in College: Doing What Works! (Sucesso acadêmico na Universidade: fazendo o que funciona!) de Christine Harrington, Ph. D., você poderá promover uma atenção maior por parte de seus estudantes para temas de grande relevância dentro do curso e conseguir estabelecer conexões entre eles durante o processo. Comece por colocar as perguntas em seu foro de discussão ou usá-las para a primeira classe que tenham ao vivo.

Quebre o gelo
Para esta primeira mensagem no foro de discussão, mantenha seu foco em ajudar seus alunos a se conhecerem. Solicite que cada um compartilhe de três a cinco coisas de seu interesse.  Desta maneira, você estará incentivando-os a conectar-se entre eles usando temas que já sejam de conhecimento deles.

Depois que todos tiverem compartilhado seus dados, você pode fazer uma lista e enviá-la à turma para que todos conheçam seus companheiros e possam ver que temas de interesse têm em comum.

Conheça-os mais
Já que é começo de semestre, você pode incentivar seus estudantes a compartilharem uma experiência positiva ou desafiante pela qual tenham passado. Peça que revisem o material de estudo antes da primeira aula e compartilhe o que mais eles se interessam em aprender dentro do curso e quais são suas expectativas.

Como você quebra o gelo em seus cursos on-line? Conte-nos em seus comentários!