Tom Alloway, Greg Wilson, Jeff Graham

ISBN-10: 8522127042

ISBN-13: 9788522127047

© 2018

312 Páginas

Preço: R$ 106,90

Complementando a obra impressa, o software disponível no CD-ROM anexo (em inglês) inclui exercícios que cobrem praticamente todos os fenômenos importantes discutidos na área de Psicologia da Aprendizagem.

Ao final do texto da edição brasileira, foi criado um glossário de termos e expressões em inglês e português, permitindo ao leitor que execute com mais facilidade a coleta e a disposição de dados que simulam o modo como os psicólogos trabalham em seus laboratórios.

  • O livro e o software podem ser utilizados em disciplinas de cursos de Psicologia, como psicologia comportamental, psicologia experimental, análise experimental do comportamento, psicologia da aprendizagem e psicologia comparada.
  • Também podem ser utilizados em disciplinas da área de Saúde preocupadas com o desenvolvimento de habilidades de observação do comportamento infra-humano. Leitura recomendada para práticas de laboratório virtual.

1. Introdução ao Sniffy.
2. Introdução ao condicionamento clássico.
3. Fenômenos básicos do condicionamento clássico: aquisição, extinção, recuperação espontânea e efeitos da intensidade do estímulo.
4. Condicionamento com estímulos compostos, bloqueio, sombreamento e superexpectativa.
5. Condicionamento inibitório.
6. Estruturas associativas no condicionamento clássico: pré-condicionamento sensorial e condicionamento de ordem superior.
7. A natureza da associação no condicionamento clássico.
8. Habituação, sensibilização, condicionamento contextual e os efeitos.
de pré-exposição ao CS e ao US.
9. Introdução ao condicionamento operante.
10. Fenômenos operantes básicos: treinamento para uso do alimentador, modelagem, extinção, recuperação espontânea e reforço secundário.
11. Os efeitos da punição sobre a eliminação da resposta.
12. Esquemas de reforçamento e o efeito de reforço intermitente.
13. Discriminação e generalização de estímulos.
14. Modelando comportamentos diferentes de pressão na barra.