José Pereira da Silva

ISBN-10: 852212577X

ISBN-13: 9788522125777

© 2017

584 Páginas

Preço: R$ 160,90

Uma boa análise financeira de empresas deve ser utilizada como ferramenta para compreensão e avaliação de uma empresa quanto a três dimensões temporais: resultados alcançados, situação atual em termos de solidez e capacidade de gera- ção de riqueza e expectativa em relação ao futuro.

Dotado de robustez conceitual e focado na aplicação profissional, o livro apresenta um conjunto de ferramentas atualizadas para análise e gestão financeira. O texto segue as principais práticas contábeis (IFRS).

O objetivo do livro é apresentar as demonstrações financeiras, cobrir a análise financeira convencional por meio de índices financeiros, indicadores padrões e rating, mostrar como elaborar um relatório de análise financeira, além de trabalhar conceitos e técnicas avançadas, como: ativo e capital operacional, EVA, gestão e análise do capital de giro, análise financeira dinâmica, fluxo de caixa, free cash flow, projeções financeiras e alavancagem operacional e financeira.

  • A 13a. Edição de Análise Financeira das Empresas harmoniza e consolida a aplicação prática com robustez teórica e pretende atender às necessidades dos seguintes públicos-alvo: estudantes, professores, profissionais de análise finaceira, executivos de empresas e conselheiros.
  • Esta edição apresenta um conjunto de atualizações, tais como:
    • o cap. 4 contém um conjunto completo de demonstrações contábeis recentes e que exemplificam a linguagem e as novas práticas contábeis brasileiras e internacionais;
    • o cap. 8 inclui uma apreciação sobre a validade da análise financeira de demonstrações contábeis consolidadas;
    • o cap.19, sobre a análise e gestão do capital de giro, sofreu profunda reestrutura- ção, incluindo instrumentos e contas que compõem o chamado capital de giro operacional líquido;
    • os capítulos estão estruturados com a distribuição dos índices financeiros por temas (retorno, rotação, estrutura, liquidez e mercado de capitais), visando facilitar o processo de aprendizado e a atuação do professor como facilitados do processo;
    • o livro utiliza casos reais e práticos como exemplos e conserva ao mesmo tempo uma estrutura de teoria necessária para dar consistência aos conceitos utilizados.
    • A percepção, o empenho e o objetivo do autor é que este livro seja um parceiro do profes- sor, facilitando seu processo de ensino de análise e de administração financeira.

PARTE 1 – AMBIENTE DA ANÁLISE FINANCEIRA

  1. Amplitude da Análise Financeira
  2. A Empresa e sua Estrutura de Informações

PARTE 2 – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

  1. Normas sobre Demonstrações Contábeis
  2. Apresentação das Principais Demonstrações Contábeis
  3. Componentes do Balanço Patrimonial
  4. Componentes da Demonstração do Resultado

PARTE 3 – ANÁLISE FINANCEIRA DAS EMPRESAS

  1. O Valor do Dinheiro e as Demonstrações Financeiras
  2. Padronização das Demonstrações Financeiras
  3. Iniciando a Análise Financeira
  4. Análise da Lucratividade e Desempenho
  5. Análise dos Ciclos Financeiro e Operacional
  6. Análise da estrutura de capitais e solvência
  7. Análise da Liquidez e Capacidade de Pagamento
  8. Análise de Indicadores de Mercado de Capitais
  9. Conclusão e Elaboração do Relatório
  10. Índices-Padrão (Benchmarking)
  11. Classificação de Risco Rating
  12. Índices de rotação ? Aprofundamento

PARTE 4 – ANÁLISE DO CAPITAL DE GIRO

  1. Análise e Gestão do Capital de Giro
  2. Análise Financeira Dinâmica
  3. Análise Dinâmica ? Observando a Tendência da Empresa

PARTE 5 – FLUXO DE CAIXA E PROJEÇÕES FINANCEIRAS

  1. Fluxo de Caixa
  2. Projeções de Demonstrações Financeiras

PARTE 6 – ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA

  1. Alavancagem Operacional
  2. Alavancagem Financeira e Total

Livro-texto para uso acadêmico em cursos de graduação e de pós-graduação, em disciplinas como Análise Financeira, Análise de Balanço e Administração Financeira, oferecendo aos estudantes uma visão realista e profissional das empresas. Pode ser usado também por profissionais (gestores e analistas financeiros).