Rudolf Arnheim

ISBN-10: 8522126003

ISBN-13: 9788522126002

© 2017

528 Páginas

Preço: R$ 150,90

Desde a publicação da 1a edição nos Estados Unidos, esta obra consagrou-se como um “clássico” e continua, praticamente, única na bibliografia universal. A 2a edição norte-americana é, em grande parte, nova, não apenas no fraseado, mas também no conteúdo, produto de vinte anos de preocupação ativa com o assunto ? levando à supressão do superficial para aumento do essencial. As edições desta obra têm merecido as mais elogiosas referências da crítica e a mais ampla recomendação nos meios universitários, não só pela excelente tradução e padrão gráfico, mas também por sua fidelidade ao original ? reproduzindo todas as 280 ilustrações, notas, bibliografia e índice remissivo, o que se tornou possível graças ao precioso aval e à colaboração na 1a edição da Editora da Universidade de São Paulo (USP). ARNHEIM aplica os princípios e as novas interpretações da Psicologia Moderna ao Estudo da Arte; descreve o processo visual que se desenvolve quando as pessoas criam ? ou observam ? obras nos diferentes campos das Artes e explica como a visão organiza o universo visual de conformidade com definidas leis psicológicas.

Longe de ser um registro mecânico de elementos sensórios, a visão prova ser uma apreensão verdadeiramente criadora da realidade ? imaginativa, inventiva, perspicaz e bela. A boa teoria da Arte deve cheirar a estúdio, embora sua linguagem deva diferir da conversa coloquial dos pintores e escultores.

Arte e percepção visual é uma das mais importantes publicações de todos os tempos na bibliografia nacional no campo da Arte.

  • A edição revista de “Arte e Percepção visual” foi inteiramente reescrita. O autor procurou mostrar que a tendência para a estrutura mais simples, o desenvolvimento por estágios de diferenciação, o caráter dinâmico daquilo que se percebe e outros elementos fundamentais aplicam-se a cada e a todo fenômeno visual.
  • Embora uma sentença aqui, toda uma página ali, tenha sido reduzida ou suprimida, a maior parte do texto é nova, não apenas no fraseado, mas também no conteúdo. E esta nova versão não pretende ser uma pesquisa exaustiva da literatura profissional, ao contrário procurou-se incluir demonstrações ou confirmações notórias dos fenômenos visuais relevantes para as artes.
  • A maior parte das ilustrações usadas na primeira edição foi conservada, embora algumas tenham sido substituídas por outras mais atraentes.
  1. Equilíbrio
  2. Configuração
  3. Forma
  4. Desenvolvimento
  5. Espaço
  6. Luz
  7. Cor
  8. Movimento
  9. Dinâmica