Já foi dito alguma vez que a única constante é a mudança. E esta continua a ser a palavra de ordem para os gestores em todos os lugares. Agora mais do que nunca, os gestores precisam de uma compreensão abrangente e sofisticada a respeito dos ativos, das ferramentas e dos recursos com os quais eles podem contar, a fim de competir de forma mais eficaz.
Comportamento Organizacional fornece os conceitos básicos em cada campo, sustentados pelas pesquisas mais recentes e permeados com exemplos sobre o que as empresas estão fazendo em cada área. O livro é direcionado ao aluno e apresenta os mais modernos métodos de gestão como eles são publicados na imprensa popular e nas pesquisas acadêmicas além de possuir exemplos concretos dos tópicos mais importantes do capítulo.
- Atualizações e revisões: novos cases, inserções de quadros e versões exaustivamente revistas e atualizadas com base na edição anterior. As novas pesquisas são citadas ao longo do livro e exemplos atualizados refletem os acontecimentos mais recentes da área.
- Nova pedagogia: Acrescentamos dois importantes elementos pedagógicos, além de enfatizar a crescente importância dos serviços no mundo dos negócios de forma ainda mais clara, com um quadro sobre “Serviços” em cada capítulo, que ressalta o conteúdo considerando uma perspectiva relacionada aos serviços.
- Os cases tradicionais ao fi nal do capítulo foram substituídos por uma série deles, atualizadas em vídeo.
- Novo conteúdo. Adicionamos uma quantidade substancial de tópicos e conceitos emergentes, incluindo a discussão sobre a organização com “menos chefes” ou “sem chefes”, escritórios “cada vez menos parecidos com escritórios” entre outros.
PARTE 1 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
- Panorama do comportamento organizacional
- Mudança ambiental nas organizações
PARTE 2 – PROCESSOS INDIVIDUAIS EM ORGANIZAÇÕES
- Fundamentos do comportamento individual
- A motivação nas organizações
- Motivação do desempenho dos funcionários por meio do trabalho
- Motivando os funcionários por meio de recompensas
- Administração do estresse e equilíbrio trabalho-vida pessoal
- Tomada de decisão e solução de problemas
PARTE 3 – PROCESSOS INTERPESSOAIS EM ORGANIZAÇÕES
- Fundamentos do comportamento interpessoal e grupal
- Uso de equipes nas organizações
- A comunicação nas organizações
- Modelos tradicionais para entendimento da liderança
- Visões contemporâneas de liderança nas organizações
- Poder, política e justiça organizacional
- Conflitos e negociação nas organizações
PARTE 4 – PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
- Bases da estrutura organizacional
- Planejamento organizacional
- Cultura organizacional
- Mudança e desenvolvimento organizacional
Notas
Índice remissivo de autores
Índice remissivo de empresas
Índice remissivo de assuntos