Sonia Maria Vanzella Castellar, Idméa Semeghini-Siqueira (organizadoras).

ISBN-10: 8522125422

ISBN-13: 9788522125425

© 2016

219 Páginas

Preço: R$ 86,90

Este livro reúne artigos de professores com vasta experiência em pesquisa educacional e formação docente, inicial e continuada. Inovações e contribuições concernentes ao ensino e aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento são objeto de refl exão sistematizada, assim como experiências formativas de docentes atuantes na Educação Infantil e no ensino fundamental de redes públicas, produto de um diálogo frutífero entre teoria e prática, viabilizado pelo intercâmbio de saberes e experiências entre escola e academia.

A obra aborda as seguintes temáticas:

  • Os lugares da escola na sociedade e os processos de ensino e aprendizagem.
  • Formação de professores e exercício profi ssional.
  • Alunos, professores e alunos novamente: formação continuada e relações pedagógicas.
  • Formação continuada de educadoras da infância de 0 a 5 anos: uma experiência de parceria entre a universidade e a municipalidade.
  • O currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil: uma proposta para o reconhecimento da cultura lúdica.
  • Gêneros do discurso escolar-científi co em salas de aula de Ciências.
  • O papel do pensamento narrativo na elaboração da ciência: uma proposta a partir da obra de Galileu Galilei.
  • Formação preliminar, inicial e continuada de professores de linguagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: o contexto de inserção das atividades linguísticas e epilinguísticas
  1. Os lugares da escola na sociedade e os processos de ensino e aprendizagem
  2. Formação de professores e exercício profissional
  3. Alunos, professores e alunos novamente: formação continuada e relações pedagógicas
  4. Formação continuada de educadoras da infância de 0 a 5 anos: uma experiência de parceria entre a universidade e a municipalidade
  5. O currículo cultural da Educação Física na Educação Infantil: uma proposta para o reconhecimento da cultura lúdica
  6. Gêneros do discurso escolar-científi co em salas de aula de Ciências
  7. O papel do pensamento narrativo na elaboração da ciência: uma proposta a partir da obra de Galileu Galilei
  8. Formação preliminar, inicial e contínua de professores de linguagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental: o contexto de inserção das atividades linguísticas e epilinguísticas