Quantas vezes prometemos a nós mesmos que em nossa casa jamais entrará junk food – comidas rápidas e fáceis de preparar, mas que podem fazer mal à saúde? Será que, ao conseguir cumprir tal promessa, há algum resultado positivo para a relação de nossos filhos com a comida? Muitas vezes, o momento da refeição torna-se uma verdadeira batalha, já que, se a criança não quer comer, simplesmente não o faz. Nós não aceitamos e sofremos, colocando toda a culpa por essa má relação em nossas atitudes. Não conseguimos entender no que falhamos para que nosso filho coma tão mal. Este livro, cheio de depoimentos e recomendações nutricionais, pretende aumentar nossa compreensão em relação às crianças e sua alimentação: deixá-las comer o que e quanto quiserem. A única condição é nosso compromisso de sempre oferecer alimentos saudáveis, balanceados, nutritivos e que supram suas necessidades. É preciso dar fim à imagem de brigas e discussões enquanto, choramingando, a criança nos diz que não quer mais comer. Temos de respeitar sua decisão de comer o que gosta, ainda que nos dê trabalho.
1. O significado da alimentação
1.1. A obsessão pelo peso
1.2. A tarefa da alimentação
1.3. Perguntas
2. A queixa nossa de cada dia: “meu filho não quer comer”
2.1. Meu filho não come bem. Pode estar desnutrido?
2.2. Alimentação e desenvolvimento
2.3. Perguntas
3. Como entender o vocabulário nutricional
3.1. As vitaminas são básicas
3.2. A função dos minerais
3.3. As famosas proteínas
3.4. Os carboidratos: “vilões” da alimentação
3.5. As gorduras
3.6. A fibra
3.7. Perguntas
4. Comer não é um castigo
4.1. Meu filho cresce adequadamente?
4.2. Ideias para lanches nutritivos
4.3. Alimentemos nossos filhos com bom-senso
4.4. Autoavaliação
4.5. Perguntas
5. Em busca de uma alimentação nutritiva
5.1. A inevitável junk food
5.2. Cuidados com o que seu filho leva para a escola
5.3 A lanchonete escolar
5.4. Perguntas
6. As enfermidades da alimentação
6.1. A obesidade
6.2. Dentes sãos, sorrisos bonitos
6.3. Anorexia e bulimia
6.4. Uso dos grupos na alimentação ideal
6.5. Perguntas