Márcia Regina Banov

ISBN-13: 9788522127153

© 2017

132 Páginas

Preço: Sob consulta

Este livro tem como objetivo oferecer, em linguagem acessível e didática, conceitos e práticas que envolvem o comportamento do consumidor, para estudantes e profissionais que estão iniciando nas áreas de marketing, comunicação, administração, vendas, psicologia e empreendedorismo, como também para pessoas que desejam saber quem é o consumidor e como somos como consumidores.

São abordados temas como: conceitos relacionados ao comportamento do consumidor, fatores internos e externos que o influenciam, o processo de decisão em compras; tipos, métodos, técnicas e tecnologias que o pesquisam, o consumidor virtual, o relacionamento, a ética e as políticas de defesa e proteção do consumidor.

  • É inegável as contribuições do comportamento do consumidor para a melhoria de estabelecimentos comerciais, produtos e no relacionamento entre a empresa que oferece o produto e quem o consome. Para mostrar estes pontos, o livro tem como objetivo oferecer os conceitos e as práticas que envolvem o comportamento do consumidor, por meio de linguagem simples e didática. Para atender ao objetivo proposto, o livro foi dividido em oito capítulos que abordam sucessivamente:
  • Os conceitos básicos como produto, consumidor, consumidores potenciais e virtuais, pessoais e organizacionais, necessidades e desejos, segmentação e nichos de mercado e o composto de marketing, formado pelos 4 Ps: Produto, Preço, Promoção e Ponto; – Os fatores intrínsecos do comportamento do consumidor como: percepção, que, além dos seus aspectos básicos e os princípios que a regem, bem como as motivações inconscientes, e sua fragilidade, e as conscientes;
  • Os fatores demográficos, a relação entre idade, estado civil e posição no ciclo de vida, os estilos de vida, os fatores sociogrupais e socioculturais que auxiliam na elaboração de produtos e estratégias para a segmentação de mercado;
  • O processo de decisão mostrando como o consumidor está cada vez mais detalhista para decidir suas compras;
  • Como se faz as principais pesquisas, desde as tradicionais até as decorrentes da tecnologia e alerta quanto ao perigo do estudo do cliente personalizado;
  • Com o avanço da tecnologia surge o consumidor virtual e é o sexto capítulo que discorre sobre o assunto apontando os fatores que o influenciam, a construção de lojas virtuais, a presença delas em blogues e redes sociais e os 8 Ps do marketing virtual; – A importância do relacionamento com o consumidor para a sua fidelização;
  • A ética e as políticas de proteção aos consumidores que orientam tanto as empresas como os consumidores quanto aos aspectos éticos e legais;
  • O material de apoio on-line está disponível na página do livro, no site da Cengage ww.cengage.com.br): Para os alunos e professores são apresentadas respostas das 40 questões relacionadas aos temas estudados e situações do cotidiano que envolve o comportamento do consumidor que aparecem no final do livro. Para os professores, apenas, são disponibilizados slides em Power Point® como apoio para a preparação das aulas. Além disso, encontrarão 30 questões com respostas como sugestão para auxiliá-lo em sua prática com os alunos, que pode ajudá-lo a criar novas questões.

1. Comportamento do Consumidor
2. Fatores intrínsecos que influenciam o comportamento do consumidor
3. Fatores extrínsecos que influenciam o comportamento do consumidor
4. O processo decisório
5. Pesquisando o consumidor
6. O consumidor virtual
7. O relacionamento com o consumidor
8. Ética e políticas de defesa e proteção do consumidor

Referências
Anexos