Com o propósito de estabelecer um diálogo com professores e futuros professores de educação básica, assim como com formadores e futuros formadores de professores, este livro procura expor, problematizar e discutir alguns dos principais temas e questões relacionados ao ensino de Matemática na atualidade.
Ensino de Matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios se propõe a discutir questões relacionadas com a Matemática e o seu ensino na educação básica, entendendo que tais questões exigem debate e a exposição de pontos de vista que possam oferecer suportes práticos e teóricos que beneficiem a prática docente nas aulas de Matemática.
Parte 1: ENSINO DE MATEMÁTICA E ESCOLA FUNDAMENTAL
DE NOVE ANOS
- Características e desafios de uma nova realidade educacional
- Indo além das crenças e mitos sobre ensinar e aprender matemática: a emergência de orientações inovadoras
- Sobre crianças e sua relação com noções e situações da Matemática nos anos iniciais da escolarização
- Ensinar e aprender Matemática no Ensino Fundamental
- Sobre avaliações e avaliação em Matemática: a Finlândia não é aqui!
Parte 2: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NA ATUALIDADE: EXCERTOS DE ESTUDOS
- Sobre a natureza do conhecimento matemático
- Sobre situações e contextos
- Sobre interações nas aulas de Matemática
Parte 3: SITUAÇÕES PARA CONHECIMENTO , ANÁLISE E DISCUSSÃO
- Provocações
Referências Bibliográficas
Livro-texto dirigido a estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia, formadores de professores, coordenadores e docentes de cursos de formação continuada de professores das redes pública e particular de ensino. Destinado também a professores que trabalham com a Matemática na educação básica.