Este livro apresenta as principais teorias que versam sobre estratégia empresarial no nível corporativo e nas unidades de negócio, podendo ainda ser aplicadas às empresas individuais.
Escrito por uma equipe de docentes com muita experiência em sala de aula, Estratégia para corporações e empresas: teorias atuais e aplicações cobre todos os temas do curso de estratégia da maioria das escolas brasileiras e apresenta vários recursos didáticos, como casos e perguntas sobre o assunto tratado, quadros, figuras e tabelas. A teoria é ilustrada com aplicações dos conceitos em situações relacionadas ao contexto brasileiro.
O texto apresenta uma linguagem clara e acessível e incorpora os temas mais recentes e as visões mais atuais sobre estratégia. Esta obra representa uma grande contribuição tanto para o meio acadêmico como para profissionais da área de gestão que desejam manter-se atualizados quanto às novas ideias sobre o tema.
1. Conceitos e fundamentos de estratégia empresarial
2. Planejamento estratégico e administração estratégica
3. Análise do ambiente empresarial
4. Estratégia corporativa e internacional
5. A estratégia competitiva de Michael E. Porter
6. Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
7. Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
8. Alinhamento estratégico e estratégias de cooperação
9. A estratégia em seu senso lato: criatividade e abrangência
10. Teoria dos stakeholders
11. Campos e armas da competição: formulação da estratégia competitiva