
ISBN-10: 8522116709
ISBN-13: 9788522116706
© 2015
160 Páginas
Preço: Sob consulta
Receber bem os estrangeiros que visitam o Brasil, causar boa imagem em viagens a negócios ou lazer, e organizar o cerimonial e protocolo de um evento (grande ou pequeno) são os assuntos que permeiam este livro.
Garantir que os estrangeiros levem, ao final de sua estada, uma ótima imagem do nosso país (e também de quem os recebeu) exige, segundo os autores, além do calor humano e de boas intenções, o aprendizado acerca das diferenças culturais e das regras de etiqueta consideradas globais. Podemos dizer o mesmo de quem faz viagens profissionais ao exterior.
Segundo os autores, ganhar reconhecimento global como país ou empresa que sabe receber bem seus visitantes e organizar o cerimonial e protocolo em eventos deixou de ser assunto supérfluo para se tornar fator competitivo para profissionais e empresas que se relacionam com estrangeiros e para aqueles que têm a missão de organizar eventos de qualquer porte para empresas.
O livro dá dicas desde como começar e manter um bom relacionamento com qualquer tipo de visitante (ou em viagens para outros países) até organizar o cerimonial e protocolo de eventos sociais e profissionais. Casos engraçados e histórias dão colorido à narrativa e despertam o interesse do leitor para as diferentes percepções dos estrangeiros para assuntos como: o tempo do relógio, comidas, comportamentos e assuntos que devem ou não ser tratados.
Prefácio 1. Percepção humana: um espaço para confusões 2. Brasil na percepção dos estrangeiros 3. Se já somos bem-vistos, por que devemos nos preocupar em receber bem os estrangeiros? 4. Atitude anfitriã 5. Encantar o turista é a palavra de ordem para os brasileiros 6. O que é diferença cultural e como ela pode atrapalhar a percepção de bom acolhimento ao viajante? 7. Influência cultural e religiosa condicionando o olhar dos estrangeiros 8. Estrangeiros buscam o diferente, mas todos gostam de respeito, atenção e cuidados 9. Alguns estrangeiros têm uma maneira diferente de ver o comportamento e a proximidade entre as pessoas 10. Diferentes percepções do tempo podem acarretar dificuldades nos relacionamentos |
11. Percebendo os padrões de algumas culturas diferentes para uma boa aproximação 12. Árabes 13. Alemães, austríacos e suíços 14. Japoneses 15. Norte-americanos 16. Franceses 17. Chineses 18. Ingleses 19. Etiqueta social e profissional no dia a dia dos brasileiros 20. O papel das roupas nas apresentações e no dia a dia 21. Hospitalidade corporativa 22. Comportamento nas viagens de avião 23. Cerimonial e protocolo nos eventos 24. Lugar de honra 25. R.S.V.P. e outras formas de lembranças usadas nos convites 26. Tipos de eventos 27. Tipos de serviços 28. Etiqueta nos restaurantes 29. Quebrando o protocolo 30. Símbolos nacionais 31. Referências bibliográficas |
Séries de Interesse Geral.