A bilionária indústria de games tem conquistado cada vez mais espaço no cenário contemporâneo. Muito além dos consoles, os games ampliam suas fronteiras e se manifestam de maneira multiplataforma e nos mais variados formatos, permitindo acesso privilegiado ao universo do entretenimento.
Uma indústria com tamanha magnitude opera com estratégias de negócio cada vez mais robustas e com processos de criação de produtos cada vez mais sofisticados. Neste livro, o autor procura debater alguns destes aspectos que se tornaram chave nesse mercado cheio de possibilidades, atentando principalmente para os casual games, advergames, jogos analógicos e mobile games.
Dando ênfase ao mercado brasileiro, discute-se – com cases reais – como é possível pensar caminhos de game design e modelos de negócios em jogos no complexo âmbito nacional.
Para ampliar ainda mais o escopo desta discussão, alguns dos maiores especialistas “brazucas” da área foram convidados a falar sobre o tema. Ainda, no final do livro, há uma entrevista exclusiva com um dos maiores nomes na pesquisa de games mundial.
Do protótipo ao jogo produzido, esta é uma discussão que está longe da última fase e que merece continues infinitos. Jogue conosco nesta jornada.
- A obra estuda determinadas nuances de desenvolvimento de jogos e estratégias de materialização desse tipo de produto de entretenimento na contemporaneidade.
- Aborda os processos de game design, oferecendo algumas visões sobre como criar e trabalhar com jogos nesse complexo cenário.
- O texto dá um enfoque especial à figura do desenvolvedor independente (ou indie, como comumente é chamado), que é uma personagem basilar no contexto abordado e ajuda a fomentar diversas práticas nesse ecossistema.
- Sobre game designers, game design e jogadores.
- Modelos de negócios.
- Do casual ao hardcore: diferentes games para diferentes players.
- Processos de game design: abordagens, olhares e ideias.
- Casos.
- Considerações finais.
- Referências bibliográficas.
CAPÍTULO AMOSTRA