James R. McGuigan, R. Charles Moyer, Frederick H. deB. Harris

ISBN-10: 852212535X

ISBN-13: 9788522125357

© 2017

670 Páginas

Preço: R$ 196,90

O objetivo deste livro é proporcionar as ferramentas analíticas e a teoria gerencial essenciais para a análise e a solução de problemas econômicos vivenciados pelas empresas, governos e sociedade. As teorias e as técnicas apresentadas ao longo do livro oferecem suporte para a integração de conceitos da economia de empresas para a tomada de decisão, tanto estratégica de longo prazo como tática de curto prazo

  • De longe, a característica mas distintiva do livro são seus 300 exemplos em boxes, e os diversos recursos pedagógicos agregados para aprimorar o aprendizado individual dos alunos:
  • DESAFIOS GERENCIAIS – no início de cada capítulo um desafio que ilustra um problema de análise econômica de vida real enfrentado por gerentes e que está relacionado ao material a ser coberto no capítulo;
  • O QUE DEU CERTO/O QUE DEU ERRADO – ferramenta que permite aos estudantes que relacionem erros e sucessos empresariais ao que acabaram de aprender e ajuda a alcançar o “Insight Gerencial;
  • SÍMBOLOS DE EFEITOS AMBIENTAIS – um símbolo de catavento destaca diversas passagens que discorrem sobre efeitos ambientais e sustentabilidade;
  • EXERCÍCIOS E CASOS – cada capítulo apresenta um grande conjunto de análises de problemas e casos que estendem os conceitos e ferramentas desenvolvidos para um contexto de situação real de uma empresa;
  • PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS: seções ilustrando a aplicação de conceitos de econo- mia gerencial a problemas enfrentados por gerentes em uma economia cada vez mais global;
  • RESUMOS PONTO A PONTO: cada capítulo termina com um resumo detalhado ponto a ponto de seus conceitos importantes;
  • DIVERSIDADE DE ABORDAGENS APRESENTAÇÃO: conceitos analíticos importantes apresentados de formas diferentes – análises gráficas, algébricas e com tabelas para individualizar o processo de aprendizagem.

Parte 1 – Introdução
Capítulo 1 Introdução e objetivos da empresa
Capítulo 2 Conceitos fundamentais de economia

Parte 2 Demanda e previsão
Capítulo 3 Análise da demanda
Capítulo 4 Estimativa da demanda
Apêndice 4a Problema de aplicação do modelo de regressão linear
Capítulo 5 Previsao econômica e de negócios
Capítulo 6 Gestão da economia global

Parte 3 Produção e custo
Capítulo 7 Economia da produção
Capítulo 8 Análise de custos
Capítulo 9 Aplicações da teoria de custos

Parte 4 Precificação e decisões de produção: Estratégia e táticas
Capítulo 10 Preços, produtividade e estratégia: concorrência pura e monopolista
Capítulo 11 Determinação do preço e do nível de produção: monopólio e empresas dominantes
Capítulo 12 Determinação do preço e do nível de produção:
Capítulo 13 Teoria dos jogos: táticas das melhores práticas
Apêndice 13a Dissuasão de entrada e jogos de acomodação
Capítulo 14 Técnicas de precificação e análises
Apêndice 14A A prática da gestão de receitas

Parte 5 Arquitetura organizacional e regulação
Capítulo 15 Contratação, governança e forma organizacional
Apêndice 15A Design de leilões e economia da informação
Capítulo 16 Regulação governamental
Capítulo 17 Análise de investimento de longo prazo

Apêndice A O valor do dinheiro no tempo

Apêndice B Cálculo diferencial – técnicas em gerenciamento

Apêndice C Tabelas

Apêndice D Respostas para os exercícios selecionados do final dos capítulos