Mais do que sorte e dinheiro, o empreendedorismo requer olhar atento sobre as oportunidades do mercado e capacidade para gerenciar um processo que integre coerentemente criatividade, tomada de risco e planejamento. Transformar ideias em negócios comercialmente e financeiramente viáveis, além de inovadores, continua sendo o maior propulsor ao desenvolvimento de países.
- Esta primeira edição nacional – tradução da 10ª edição norte-americana, trata do empreendedorismo como a força econômica mais poderosa conhecida na humanidade. Além dos personagens como Sam Walton, Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg e Sergey Brin, testemunhamos hoje o imenso impacto de suas empresas empreendedoras – Walmart, Apple, Microsoft, Facebook e Google e chegamos ao final da segunda década do século 21 com os enormes desafios e pressões nas formas de tecnologias verdes, empreendedorismo social, sustentabilidade, cuidados com a saúde e outros.
- O empreendedorismo bem-sucedido requer mais do que sorte e dinheiro. É um processo de criatividade, tomada de risco e planejamento, e os alunos de hoje precisam de cursos que definam uma estrutura básica para entender o processo do empreendedorismo. A sequência dos capítulos desta obra está assim organizada: iniciação, planejamento, crescimento e desenvolvimento de empreendimentos novos e emergentes.
- Como Recursos de Aprendizagem para um melhor entendimento dos temas apresentados, cada capítulo contém:
- Citações – que estimulam o pensamento e são intituladas “Pensamento Empreendedor” e captam o interesse do aluno sobre a ideia básica daquele capítulo;
- Figuras e Tabelas – Inúmeros gráficos e tabelas para ilustrar o texto;
- Resumo e Questões de discussão – cada capítulo fecha com um resumo dos pontos principais; as questões de discussão permitirão aos alunos verificar seu entendimento dos principais problemas, pensar além dos conceitos básicos e determinar as áreas que requerem estudo adicional.
PARTE 1 A mentalidade empreendedora no século 21
- Empreendedorismo: Desenvolvimento evolucionário – Impacto revolucionário
- A mentalidade empreendedora nos indivíduos: Cognição e ética
- A mentalidade empreendedora nas organizações: Empreendedorismo corporativo
- Empreendimento social e ambiente global para empreendedorismo
PARTE 2 Iniciando empreendimentos empresariais
- Inovação: A busca criativa de ideias
- Avaliação de oportunidades empreendedoras
- Vias para empreendimentos empresariais
- Fontes de capital para empreendedores
PARTE 3 Desenvolvendo o plano empreendedor
- Desafios jurídicos para empreendimentos empresariais
- Desafios de marketing para empreendimentos empresariais
- Preparação financeira para empreendimentos empresariais
- Desenvolvendo um plano de negócios eficaz
PARTE 4 Estratégias de crescimento para empreendimentos empresariais
- Crescimento empreendedor estratégico
- Valorização de empreendimentos empresariais
- Colhendo frutos do empreendimento empresarial