A área de eventos tem, cada vez mais, uma importância maior no contexto empresarial. Embora ainda essencial, o domínio da organização e do planejamento de eventos não pode mais ser tratado de forma isolada das estratégias de posicionamento de marca, de marketing e de comunicação das empresas. Há várias publicações que apresentam ferramentas para o planejamento e organização de eventos, porém, estes são tratados de forma individualizada. Esta obra oferece um passo à frente: propõe ferramentas para a gestão da área de eventos, considerando-os de forma integrada à estratégia das empresas. Contribui, portanto, para a valorização do setor de eventos e seus gestores, mostrando que essa atividade é cada vez mais necessária e importante para as empresas.
O livro oferece conteúdo nunca antes apresentado na literatura de eventos, seguindo um modelo de gestão estratégica criado pela autora e aplicado, com sucesso, na prática em diferentes empresas. Seguindo a mesma linha dos dois livros anteriores da autora, o conteúdo deste é valioso para estudantes e profissionais que pretendem galgar ou que já alcançaram postos de comando na área de eventos, pois pode ser empregado de imediato, já que, aliados à teoria, o livro apresenta modelos, casos reais e atividades para a aplicação do conteúdo.
PARTE I – Os eventos se modificaram e assumiram novo papel estratégico nas empresas
1. O mundo dos eventos mudou muito nos últimos anos
2. O papel dos eventos na estratégia das empresas
PARTE II – Discutindo a estratégia da empresa e sua relação com a gestão de eventos
3. Posicionamento da marca
4.Estratégia de comunicação
PARTE III – Estratégia de eventos
5. Definição do orçamento de eventos
6. Definição da grade anual de eventos próprios e de terceiros
7. Modelo de estrutura da área de eventos
8. Comunicação da estratégia de eventos
PARTE IV – Políticas e processos para a gestão de eventos
9. Política de solicitação, autorização e registro de eventos
10. Política de avaliação de resultados da gestão de eventos
PARTE V – Gestão de recursos humanos
11. Seleção, contratação e treinamento para a área de eventos
12. Avaliação de desempenho e sistema de recompensas
Obra recomendada a gestores de eventos, diretores e gerentes de empresas com participação em eventos e a alunos de graduação e pós-graduação dos cursos relacionados à área.