O desenvolvimento econômico está atrelado à geração de riquezas, por meio da capacidade empreendedora das organizações. No setor aeroportuário não é diferente, e dependemos de uma infraestrutura de transportes adequada, para ganhos de agilidade na movimentação de cargas e pessoas, facilitando a movimentação de produtos de alto valor agregado, bem como de executivos e turistas pelo território nacional e internacional.
Embora ainda não apresente a devida relevância para a economia, pelo não entendimento da sua importância operacional para o longo prazo, já é possível perceber o surgimento dos modernos conceitos de aeroporto-indústria e cidade-aeroporto na dinâmica empresarial nacional. Com taxas de crescimento elevadas, os aeroportos nacionais demandam investimentos de longo prazo para alcançarem os patamares dos melhores aeroportos internacionais, porém diversificar e até mesmo baratear os custos dos serviços prestados os torna uma preciosa opção estratégica para ganhos por competitividade.
Motivados por profundas reflexões e aprendizados, os autores tratam, neste livro, dos benefícios que um setor aeroportuário de fato organizado, dinâmico e lucrativo, com a maior presença privada em suas operações, segundo as tendências internacionais, pode trazer para a sociedade brasileira.
- Estudo logístico sobre o setor aeroportuário no Brasil
- Métodos quantitativos aplicados na determinação da estrutura de custos para o setor aeroportuário
- Custos aeroportuários e frete aéreo
- Desenvolvimento econômico e modelo aeroportuário
- Avaliação dos principais terminais aeroportuários nacionais: oportunidades e ameaças
- Avaliação dos principais terminais aeroportuários internacionais: benchmarking para as operações nacionais
- Do aeroporto-indústria ao aeroporto-cidade: um moedlo para o desenvolvimento regional no Aeroporto Internacional Tancredo Neves
Leitura complementar para os cursos de Administração, Economia, Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Transportes, Mecânica, Energia e Ciências Aeronáuticas.
Destina-se também a profissionais dos setores de logística, operações aeroportuárias, comércio exterior, finanças, executivos,empreendedores e todos aqueles interessados em aviação.