Hugo Ferreira Braga Tadeu (org.)

ISBN-10: 8522108579

ISBN-13: 9788522108572

© 2011

296 Páginas

Preço: R$ 105,90

O desenvolvimento econômico está atrelado à geração de riquezas, por meio da capacidade empreendedora das organizações. No setor aeroportuário não é diferente, e dependemos de uma infraestrutura de transportes adequada, para ganhos de agilidade na movimentação de cargas e pessoas, facilitando a movimentação de produtos de alto valor agregado, bem como de executivos e turistas pelo território nacional e internacional.

Embora ainda não apresente a devida relevância para a economia, pelo não entendimento da sua importância operacional para o longo prazo, já é possível perceber o surgimento dos modernos conceitos de aeroporto-indústria e cidade-aeroporto na dinâmica empresarial nacional. Com taxas de crescimento elevadas, os aeroportos nacionais demandam investimentos de longo prazo para alcançarem os patamares dos melhores aeroportos internacionais, porém diversificar e até mesmo baratear os custos dos serviços prestados os torna uma preciosa opção estratégica para ganhos por competitividade.

Motivados por profundas reflexões e aprendizados, os autores tratam, neste livro, dos benefícios que um setor aeroportuário de fato organizado, dinâmico e lucrativo, com a maior presença privada em suas operações, segundo as tendências internacionais, pode trazer para a sociedade brasileira.

  1. Estudo logístico sobre o setor aeroportuário no Brasil
  2. Métodos quantitativos aplicados na determinação da estrutura de custos para o setor aeroportuário
  3. Custos aeroportuários e frete aéreo
  4. Desenvolvimento econômico e modelo aeroportuário
  5. Avaliação dos principais terminais aeroportuários nacionais: oportunidades e ameaças
  6. Avaliação dos principais terminais aeroportuários internacionais: benchmarking para as operações nacionais
  7. Do aeroporto-indústria ao aeroporto-cidade: um moedlo para o desenvolvimento regional no Aeroporto Internacional Tancredo Neves

Leitura complementar para os cursos de Administração, Economia, Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Transportes, Mecânica, Energia e Ciências Aeronáuticas.
Destina-se também a profissionais dos setores de logística, operações aeroportuárias, comércio exterior, finanças, executivos,empreendedores e todos aqueles interessados em aviação.