Clotilde Perez

ISBN-10: 8522110808

ISBN-13: 9788522110803

© 2011

162 Páginas

Preço: R$ 72,90

O século XXI se apresenta por meio de uma sociedade atravessada pelo consumo, em que cada um dos produtos disponíveis no mercado busca se impor de forma distinta e sedutora para ser captado pelos consumidores sedentos por momentos de volúpia e de prazer sem culpa. A publicidade incrementa e diversifica seu poder e se converte em poderoso fenômeno comunicacional, capaz de transmitir e demonstrar atributos e valores simbólicos sem precedentes. Ao mesmo tempo, como manifestação privilegiada da contemporaneidade – é a antítese do cenário de crise, caos e sofrimento, apoiandose em temas como escapismo, surrealismo, nonsense, ludicidade, humor, sensualidade -, é a promessa do paraíso “definitivamente” perdido. Um caminho possível para o equilíbrio fugidio e cambiante, mas sempre desejado.

Nesse contexto, as mascotes e os personagens ganham contornos mais evidentes, uma vez que contribuem, de forma singular, para amplificar a capacidade de marcas construírem vínculos afetivos duradouros decorrentes de sua essência fetichista e perturbadora! Seres limiares, prontos para performar na cenografia do consumo.

 

1. Personagens: uma visão multidisciplinar
2. Mascotes: fetiche contemporâneo
3. Modelo de criação e análise semiótica de mascotes e personagens
4. Por uma taxionomia de personagens e mascotes
5. Considerações finais
6. Mascotário de marca

Obra recomendada como literatura complementar para as disciplinas semiótica, teoria da comunicação, comportamento do consumidor, planejamento publicitário, produção gráfica, marketing e gerenciamento de marcas para os cursos de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda nas áreas de Publicidade, Relações Públicas, Multimeios, Marketing, Design, Jogos Digitais e para todos aqueles que se interessam pelo assunto.