Como ajudar o aluno a se encantar pelo conhecimento e investir em seu processo de aprendizagem? O que responder a uma criança que pergunta sobre sexo? Como desenvolver a autonomia do estudante? Estas e outras questões que dizem respeito à formação humana dos alunos em termos de atitudes, valores, habilidades e motivos que norteiam as suas ações, em sua vida dentro e fora da escola, são tratadas neste livro por especialistas no assunto.
- Este livro faz parte da coleção “Escola e contemporaneidade: temas emergentes à Psicologia da Educação” escrita por autores que vêm construindo saberes e práticas na interface Psicologia e Educação;
- Um convite aos professores e demais profissionais da Educação a se questionarem desde o ponto de vista ético e pessoal, até a prática cotidiana no exercício de sua função;
- Propõe à escola e aos educadores promoverem uma educação que contribua com a formação de cidadãos responsáveis, comprometidos com a justiça e com a sustentabilidade do planeta;
- Promove a reflexão sobre uma educação que estabeleça o respeito à diversidade como fonte de enriquecimento humano, a defesa do consumo responsável, o respeito aos Direitos Humanos, a valoração do diálogo como instrumento para a resoluão pacífica dos conflitos e o compromisso na construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária.
- A motivação na escola: desafios e perspectivas
- As diferenças significativas nos desenhos animados infantis: contribuições para a formação numa perspectiva inclusiva
- Sexualidade e educação infantil: fundamentos e subsídios para a intervenção docente no cotidiano escolar
- Metodologias ativas de aprendizagem e a aprendizagem baseada em problemas e por projetos na educação a distância