A sociedade apresenta uma movimentação contínua na busca de novas metodologias. Aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem, elas permitem recuperar o interesse do aluno e reunir uma série de ideias para que a aprendizagem seja efetivada de forma independente e significativa com o uso de conteúdos relevantes ao campo profissional no qual o aluno vai desenvolver seus trabalhos.
Aplicadas de forma isolada, tais iniciativas podem ser perdidas.
Reunir estas novas metodologias pede uma ferramenta que traz como proposta a superação de uma visão estreita quando se enxerga apenas o projeto político e pedagógico de cursos, que não detalham como as atividades pedagógicas serão desenvolvidas.
Esta tarefa cabe ao projeto instrucional de curso, uma proposta para que se possa obter um gerenciamento de qualidade total. Assim, o projeto instrucional pode ser considerado elemento essencial para as instituições de ensino superior no contexto acadêmico e elemento necessário para preparar e planejar todas as atividades no ambiente virtual a fim de atingir um elevado grau de qualidade.
- Este material destina-se a orientar docentes ou qualquer pessoa interessada no desenvolvimento de projetos de cursos oferecidos em ambientes enriquecidos com a tecnologia, sejam eles em abordagem presencial, semi-presencial ou não presencial.
- Este material apresenta um série de técnicas e práticas empíricas que são recomendadas para que uma integração mais proxima e consistente entre os agentes educacionais possa trazer maior qualidade ao processo de ensino e aprendizagem como um todo.
- Durante o transcorrer do texto o leitor será convidado a desenvolver atividades, como pesquisas, leituras, estudos complementares, que serão sugeridas como forma de aprofundamento dos conteúdos tratados.
- Num outro momento serão propostas ao leitor perguntas ou situações – problemas que devem ser respondidas de forma dissertativa.
- ETAPAS NO PROJETO DE UM CURSO
- CARACTERÍSTICAS DE UM PI
- FORMAS DE DESENVOLVER UM PI
- A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS
- MEMÓRIA, CÉREBRO E APRENDIZAGEM
- SENSO CRÍTICO, INOVAÇÃO, INICIATIVA E CRIATIVIDADEZ
- LEITURA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E ESCRITA
- O PENSAMENTO DE ORDEM SUPERIOR
- AS FORMAS DE APRENDER
- OS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
- A TECNOLOGIA EDUCACIONAL
- OS AMBIENTES DE OFERTA POSSÍVEIS
- O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
- OS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO E APRENDIZAGEM
- A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
- A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS
- ANDRAGOGIA, A APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS
- TEORIAS DE APRENDIZAGEM E O CONECTIVISMO
- A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
- O CONCEITO DAS SALAS DE AULA INVERTIDAS
- A PROPOSTA DA GAMIFICAÇÃO
- O COACHING EDUCACIONAL
- AS FORMAS DE APRENDIZAGEM|24 O CONHECIMENTO DAS INTELIGÊNCIAS
- TENDÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO INSTRUCIONAL
- UMA PROPOSTA DE TRABALHO
- PI – PRIMEIRA FASE
- PI – SEGUNDA FASE
- PI – TERCEIRA FASE
- PI – QUARTA FASE
- PI – QUINTA FASE
- COLOCANDO TUDO JUNTO
Referências bibliográficas