Berenice Carpigiani

ISBN-10: 8522107416

ISBN-13: 9788522107414

© 2010

192 Páginas

Preço: R$ 83,90

Esta 3ª edição revista e ampliada de Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos é uma obra destinada a alunos e aos estudiosos de diferentes áreas que se interessam pelo desenvolvimento histórico, cronológico e ideológico da construção da Psicologia como ciência, desde seu ponto de partida na Alemanha, até sua expansão na América do Norte. Apresenta os principais teóricos que sustentaram sua evolução, assim como o trajeto de sua solidificação no Brasil. Oferece amplas indicações para consulta e indica caminhos para o aprofundamento, de acordo com o interesse e a necessidade do leitor, por isso é também recomendada a professores de diferentes níveis de ensino, como suporte norteador para o preparo e desenvolvimento de seus planejamentos de trabalho.

1. Pensamento Mítico e Pré-socrático: Características e Funções.
2. O Pensamento Psicológico em Sócrates, Platão eAristóteles.
3. Raízes Filosóficas e Fisiológicas da Psicologia.
4. O Marco Inicial da Psicologia: Escola Estrutural e Escola Funcional de Psicologia.
5. Behaviorismo: O Primeiro Grande Avanço na História da Psicologia e seus Ecos na Atualidade.
6. As Ramificações da Nova Ciência.
7. Psicanálise: Origem, Descendentes e Dissidentes.
8. O Desenvolvimento Histórico da Psicologia no Brasil: Evolução da Legislação da Profissão e Principais Campos de Atuação.

Livro-texto para os Cursos da Área da Saúde – Psicologia, Medicina, Enfermangem, Fonoaudiologia e Fisioterapia –, da área da Educação – Pedagogia e as Licenciaturas – e da área de Administração, assim como pode ser utilizado no Ensino Médio.