Guy R. Lefrançois

ISBN-10: 852212504X

ISBN-13: 9788522125043

© 2017

496 Páginas

Preço: R$ 135,90

Esta edição é um levantamento e a interpretação de algumas das mais importantes teorias e descobertas da psicologia da aprendizagem. Inclui um exame detalhado das principais teorias behavioristas e cognitivas, avaliação de cada uma delas juntas, com uma discussão de suas aplicações práticas mais importantes. Também apresenta uma significativa atualização das atuais pesquisas relacionadas ao cérebro e também de modelos simbólicos e conexionistas (modelos de redes neurais).

Este livro aborda as temáticas relacionadas a aprendizagem humana: ciência e teoria; primórdios do behaviorismo: Pavlov, Watson e Guthrie; os efeitos do comportamento: Thorndike e Hull; condicionamento operante: o behaviorismo radical de Skinner; psicologia evolucionista: aprendizagem, biologia e cérebro; a transição para o cognitivismo moderno: Hebb, Tolman e os gestaltistas; três teorias cognitivas: Bruner, Piaget e Vygotsky; modelos simbólicos de mente e de redes neurais; aprendizagem e memória, motivação; aprendizagem social: a teoria cognitiva social de Bandura; análise, síntese e integração.

  • Esta sexta edição é um levantamento e interpretação de algumas das mais importantes teorias e descobertas da psicologia da aprendizagem. Inclui um exame detalhado das principais teorias behavioristas e cognitivas, avaliação de cada uma delas juntas, com uma discussão de suas aplicações práticas mais importantes.
  • Apresenta uma signifi cativa atualização das atuais pesquisas relacionadas ao cérebro e também de modelos simbólicos e conexionistas (modelos de redes neurais).
  • O texto considera os mais recentes e úteis modelos de memória, motivação e aprendizagem social cognitiva.
  • A ênfase em todo o livro está na relevância e nas implicações práticas de tópicos, na clareza da apresentação e na manutenção de um grande interesse.

PARTE UM: Ciência e Teoria

  1. Aprendizagem Humana: Ciência e Teoria

PARTE DOIS: Teorias Predominantemente Behavioristas

  1. Primórdios do Behaviorismo: Pavlov, Watson e Guthrie
  2. Os Efeitos do Comportamento: Thorndike e Hull
  3. Condicionamento Operante: O Behaviorismo Radical de Skinner
  4. Psicologia Evolucionista: Aprendizagem, Biologia e Cérebro

PARTE TRÊS: O Início do Cognitivismo Moderno

  1. A Transição para o Cognitivismo Moderno: Hebb, Tolman e os Gestaltistas

PARTE QUATRO: Teorias Predominantemente Cognitivas

  1. Três Teorias Cognitivas: Bruner, Piaget e Vygotsky
  2. Modelos Simbólicos da Mente e de Redes Neurais
  3. Aprendizagem e Memória
  4. Motivação
  5. Aprendizagem Social: A Teoria Cognitiva Social de Bandura

PARTE CINCO: Resumo

  1. Análise, Síntese e Integração

Epílogo de Lefrançois
Glossário
Referências Índice Onomástico
Índice Remissivo