Publicado na 24 de março de 2011

A seguinte reportagem foi postada no dia 21 de Março de 2011 por Diego Piovesan no blog Massa Cultural:

Olá amigos Massa!

A nossa recomendação de hoje é o livro do professor dr. Roberto Chiachiri, O poder sugestivo da publicidade: uma análise semiótica. E tem o selo da Cengage Learning.
Estamos cercados por informação, por conteúdo e por signos que nos tentam vender ideias, marcas, conceitos, seja na internet, TV, rádio, na rua, ou até mesmo em uma conversa de bar no final de expediente. A publicidade trabalha com linguagem, ela é comunicação, e nesse mundo onde tudo é tão intenso, se diferenciar é o caminho.
O livro começa com um prefácio da mãe da semiótica no Brasil, Lúcia Santaella, que traduz a força e a importância de estudar e entender o poder dos signos no nosso cotidiano. Em uma leitura tranquila e cheia de exemplos, o livro de Roberto Chiachiri nos depara, em seu capítulo inicial, com a força da publicidade. Apresenta conceitos e diferenciações de termos, passa por movimentos artísticos, nos depara com as obras de Duchamp, Max Ernest e faz uma abordagem sobre consumo e as relações icônicas e simbólicas de marcas e campanhas.
Não se alongando muito e sendo muito claro, ele retoma a teoria de Charles Peirce e faz uma introdução básica em seus conceitos, para que leigos no assunto possam entender melhor suas análises no próximo capítulo.
E por falar em próximo capítulo, aqui está o grande tesouro do livro. Feitas com um olhar muito apurado, Chiachiri analisa a força de diversas peças publicitárias sobre o olhar semiótico. Passa por marcas como Gatorade, Miolo e tintas Suvinil, deixando claro seus objetivos com esse livro. Demonstrar o quanto a publicidade transpassa sua força sugestiva através de signos.
Uma ótima leitura. A equipe Massa recomenda!”