Publicado na 1 de fevereiro de 2010




  • Autor: Isabella Francisca F. Gouveia De Vasconcelos
  • ISBN: 9788522108749
  • Ano: 2010
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 240
Depois da publicação, pela Cengage Learning, de Paradoxos Organizacionais – Uma Visão Transformacional, surge uma versão totalmente atualizada sobre o assunto: Paradoxos nas Empresas: Múltiplas Perspectivas


Esta coletânea de textos escritos por diversos autores trata da temática paradoxos e suas interfaces, com discussões que envolvem a sociedade e as empresas. A Parte I traz definições do conceito “paradoxos organizacionais´ segundo diversas correntes e situa a temática paradoxos e mudanças em termos teóricos, apresentando um estudo de caso para análise. A Parte 2 reúne dois capítulos que apresentam a teoria dos recursos da firma (Resource Based View) e situam essa corrente teórica com relação aos conceitos de paradoxos organizacionais e mudança. 

Já a Parte 3 trata dos paradoxos que envolvem a identidade organizacional, a identidade dos indivíduos no trabalho e a identidade do pesquisador. A Parte 4 engloba análises envolvendo a temática paradoxos e sociedade, além de fornecer um panorama sobre a educação popular e a agricultura no semiárido nordestino. Por fim, na Parte 5 são analisadas as interfaces entre as temáticas paradoxos e os discursos e as práticas de marketing, paradoxos, marketing e inovação e, no ensaio teórico final, paradoxos e o consumo de produtos falsificados. 

No site do livro, em www.cengage.com.br, há mais três capítulos adicionais: “O paradoxo entre o discurso e a prática da inovação no setor elétrico”, “Identidade nacional ou estrangeira? Global ou local?” e “A etnografia aplicada à administração e a identidade do pesquisador”, todos de autoria de 
Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos