5 maneiras de ajudar os alunos a superar a ansiedade tecnológica

Computadores, tablets, smartphones… muitos estudantes universitários de hoje cresceram com essas ferramentas tecnológicas. Muitos sabem como usar as mídias sociais, tirar fotos, editar vídeos e muito mais. No entanto, peça a um desses alunos para criar uma planilha do Excel ou realizar alguma outra tarefa mais “comercial” em seu dispositivo, e muitas vezes, ele ficará confuso.

Pense no estudante universitário não tradicional – a mãe que retorna para se formar depois de criar os filhos, o adulto que busca uma mudança de carreira, o indivíduo que busca continuar seus estudos depois de anos fora da sala de aula. Esses alunos podem não ter experiência em anexar um arquivo a um e-mail, criar um documento do Word ou formatar uma apresentação do PowerPoint. Só de pensar em ter que concluir tais tarefas os faz suar.

Acabei de descrever dois grupos muito diferentes de estudantes universitários. Seus alunos podem facilmente se enquadrar em um desses grupos ou talvez sejam uma mistura dos dois. Independentemente das especificidades, há uma coisa que todos estes indivíduos têm em comum: estão ansiosos com as expectativas que lhes depositamos em relação ao uso da tecnologia para concluir seu curso.

Como podemos ajudar esses alunos a superar a ansiedade tecnológica? Especialmente quando muitas destas competências são necessárias no local de trabalho?

Podemos começar com o básico. Podemos incluir alguns procedimentos e informações simples nas aulas para tornar a tecnologia menos assustadora. Aqui estão algumas maneiras práticas de ajudar esses alunos:

1. Suponha que ninguém na aula saiba como usar as ferramentas tecnológicas necessárias.

Forneça informações e instruções sobre como acessar e utilizar quaisquer plataformas e ferramentas de aprendizagem que você exija que os alunos usem em sala de aula. Faça isso no primeiro dia (ou quando você começar a usar as ferramentas ao longo do semestre). Oriente os alunos pelos conceitos básicos do layout da do ambiente de aprendizagem virtual utilizada nas aulas e destaque as ferramentas e recursos importantes que eles precisarão utilizar.

2. Pergunte se os alunos têm dúvidas sobre como as tarefas precisam ser concluídas.

Muitas vezes os alunos precisam que você abra a porta para que façam perguntas, especialmente se já estiverem intimidados pela tecnologia. Se as perguntas forem mais aprofundadas ou exigirem mais tempo do que a aula permite, tenha disponível um documento com as orientações específicas. Se ainda assim o aluno tiver dúvidas, convide-o para uma reunião individual para mostrar-lhe como usar as ferramentas necessárias para a aula.

3. Crie documentos de instruções para ferramentas específicas em sua aula.

Como mencionado anteriormente, tenha documentos com instruções especificas. Por exemplo, você exige que os alunos enviem arquivos como arquivos compactados? Considere fornecer ao aluno as instruções passo a passo para compactar um arquivo.

4. Esteja atento aos tutoriais e recursos disponíveis aos alunos.

Familiarize-se com sites que oferecem tutoriais para as diferentes plataformas e ferramentas que você exige que seus alunos usem – e forneça aos alunos links para esses recursos, conforme apropriado. Saiba também quais recursos de TI estão disponíveis em sua instituição. O departamento de TI possui um help desk? Eles oferecem aulas particulares ou assistência? Saiba o que está disponível para que você possa indicar aos alunos com dificuldades ou ansiosos as fontes de ajuda apropriadas.

5. Seja paciente.

Frequentemente, os alunos que estão ansiosos com a tecnologia ficam confusos e frustrados. Eles precisam que você seja paciente em suas tentativas de descobrir como usar a tecnologia de maneira adequada. Talvez você precise permitir que eles reenviem um documento ou dar-lhes um dia extra para aprenderem como formatar um arquivo. Mostre empatia extra – especialmente no início do semestre, momento em que todos ainda estão começando entrar no ritmo de estudos.

Independentemente de como você lida com essas questões em suas aulas, a coisa mais importante que os alunos ansiosos precisam de você é ajuda e paciência. Não é que os alunos com ansiedade tecnológica não queiram aprender, é que eles se sentem atrasados ​​e muitas vezes ficam envergonhados por não terem esse conhecimento específico. Seja gentil. Seja aquele que os ajudará a se tornarem alfabetizados em tecnologia.

 

 

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Elyse Adler é professora assistente de tecnologia da informação. Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.