O corpo docente deve se preocupar com a retenção de alunos?

Eis um tópico de discussão acalorada: o corpo docente deve se preocupar com a retenção dos alunos? Vamos todos tirar as luvas de boxe e nos preparar para a luta!

Você é professor, coordenador ou diretor em uma universidade? Será que todos nós temos o mesmo objetivo em mente? Todas essas são questões muito interessantes, mas não há respostas definitivas.

Certamente, a principal prioridade de um membro do corpo docente é ensinar aos alunos tópicos específicos para atingir os resultados de aprendizagem. Você gasta seu tempo pesquisando em uma área de especialização, desenvolvendo resultados de aprendizagem para medir o progresso dos alunos, construindo avaliações para medir esses resultados e criando ferramentas de ensino para preparar os alunos para essas avaliações. Você foi ensinado a trabalhar de trás para frente, de uma maneira que poderíamos chamar de design inverso. Isso ajuda seus alunos a terem todas as oportunidades possíveis para aprender o que precisam saber antes de passar para o mundo real, conseguir um emprego e ter uma carreira. Mas é possível que a graduação e o cobiçado diploma não sejam nossa prioridade como professores.

Qual é o objetivo final de um membro do corpo docente?

 

É sempre um bom exercício, de vez em quando, reavaliar nossos objetivos e repensar nossos processos. Pego-me pensando em como meu objetivo final, em meu pequeno mundo de apenas algumas disciplinas, pode não ser suficiente para um aluno se graduar. Talvez meu objetivo final como professor seja mais focado em fazer com que o aluno tenha os resultados necessários em minhas aulas, independentemente do progresso em direção à graduação. Ou seja, não sei se estou sempre preocupado com a retenção dos alunos, ou pelo menos não tanto quanto a gestão da minha universidade. Contudo, gostaria de argumentar que o corpo docente deveria estar um pouco mais preocupado com a retenção dos alunos e que a nossa missão principal leva a isso. Assim como fazemos ao criar nossas aulas, gostaria de rever passo a passo meu raciocínio sobre esse tópico.

Por que você está em uma universidade?

Primeiro, precisamos nos perguntar por que estamos aqui. Por que você é membro do corpo docente de uma universidade? Para a maioria de nós, é ajudar os alunos a cumprir seus objetivos e alcançar seus sonhos. Como professor de administração, estou aqui para atender meus alunos e dar-lhes as ferramentas necessárias para terem sucesso em seu trabalho ou em seus próprios negócios. Não estou aqui apenas por causa da remuneração. Estou aqui por causa da minha paixão em ajudar os alunos.

Como você ajuda os alunos a terem sucesso?

Em seguida, precisamos nos perguntar como alcançar o objetivo mencionado. Para ajudar os seus alunos a cumprir os seus objetivos e alcançar os seus sonhos, você trabalhou para desenvolver um currículo que lhes dará as ferramentas necessárias — a pesquisa, as avaliações, os resultados da aprendizagem e as ferramentas de ensino. Mas isso é suficiente? E se nossos alunos tiverem dificuldades com essas avaliações e não atingirem os resultados de aprendizagem? Se ainda quiser atingir seu objetivo, você terá que se aprofundar e se adaptar às necessidades dos alunos para garantir que eles avancem no currículo.

Eis cinco etapas que você provavelmente já seguiu para ajudar esses alunos:

  1. Dedicar um tempo com alguns alunos individualmente fora da sala de aula para abordar assuntos complexos com mais detalhes.
  2. Reservar um tempo extra de aula para revisar um tópico que normalmente levaria apenas 15 minutos.
  3. Reorganizar toda a programação do semestre para garantir que os alunos tenham um conhecimento sólido dos fundamentos antes de prosseguir para a aplicação.
  4. Ajustar suas ferramentas de ensino para melhor alcançar os alunos da sua turma.
  5. Perceber que você não está alcançando esse grupo como gostaria e ser humilde o suficiente para trazer uma nova perspectiva sobre esse tópico e ter um palestrante convidado para ensinar seus alunos

 

Cada grupo de alunos tem seus próprios desafios específicos. Então, por que você está fazendo todo esse trabalho extra?

Sucesso do aluno versus retenção de alunos

Há uma diferença entre sucesso e retenção dos alunos, mas a linha é tênue. Se você for como eu, entrou nessa profissão para dar aos alunos uma chance de sucesso. E para atingir esse objetivo, você fará tudo o que puder para ajudá-los.

Ao mostrar aos alunos o valor por trás do que você está pedindo que eles aprendam, eles começam a ver as oportunidades surgindo no futuro. Eles aprendem que o que você ensina é uma ferramenta valiosa no caminho para o sucesso e consequentemente, ficam mais motivados a continuar a graduação. Isso leva à retenção de alunos. Esses alunos, de olhos bem abertos, querem ficar e aprender. Eles começam a desejar o processo de aprendizagem, porque começam a ver como isso os ajudará a alcançar seus objetivos — permitindo que você alcance os seus.

Algumas considerações finais

A retenção de alunos é um tema complicado. Trata-se muito mais do que o sucesso do aluno. Trata-se também de finanças. Trata-se de encontrar um equilíbrio entre trabalho, vida e estudo. Trata-se de sentir um senso de comunidade na universidade. E trata-se de todos os outros fatores que surgem em nossa louca vida cotidiana. Então, é função do corpo docente focar na retenção de alunos? Não apenas, mas você desempenha um papel especialmente importante na retenção de alunos. Para atingir seu objetivo, você precisa que os alunos cumpram os deles. Isso significa que você precisa que eles persistam durante o curso até a formatura. Estamos todos juntos nisso de uma forma ou de outra!

 

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Jake Stanford é chefe do departamento de gestão de negócios e professor associado de administração na Chattanooga State Community College. Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.