Dicas para o sucesso no planejamento do curso [e-book]

Como professor, você trabalha para capacitar seus alunos e ajudá-los a ter sucesso. Quando se trata de preparar o planejamento do curso, no entanto, pode ser um processo desafiador – embora empolgante.

Para ajudá-lo a recuperar seu tempo e otimizar seu impacto sobre os alunos, confira três dicas que você pode seguir para dominar o planejamento do seu curso e começar cada semestre com mais confiança.

1. Conheça seus alunos para um melhor planejamento do curso 

Não é surpresa que cada semestre traga novos alunos, estilos de aprendizagem e desafios a serem superados. Você faz o possível para se preparar para esses novos desafios enquanto desenvolve o planejamento do curso.

Com isso em mente, conhecer seus alunos ao longo do semestre não apenas ajuda a alinhar melhor seu ensino às necessidades e interesses exclusivos deles, mas também fornece informações valiosas que podem ser aplicadas diretamente à preparação do seu curso.

Dica rápida:

Aproveitar ferramentas de criação de questionários digitais como SurveyMonkey, Google Forms e Survio facilita o entendimento das necessidades dos alunos e das informações que o ajudarão a otimizar a preparação do planejamento do curso para semestres futuros.

Considere estar em contato com seus alunos antes, durante e no final do curso, fazendo as perguntas que você considera pertinentes para o sucesso da preparação do curso, por exemplo:

 

2. Identificar Materiais do Curso e Logística       

A preparação excessiva é tão prejudicial ao planejamento do curso quanto a falta de preparação. Com poucas horas durante o dia, é praticamente impossível definir tudo o que você precisa para um semestre bem-sucedido. Uma das maneiras mais eficazes de garantir um semestre robusto, no entanto, é fazer o trabalho de preparação com bastante antecedência.

Os materiais do curso, como livros-textos e ferramentas de aprendizado on-line, são parte integrante de qualquer aula. Identificar os materiais que fornecem conteúdo de qualidade a seus alunos – e facilidade de uso – pode fazer toda a diferença.

Dica do professor:

“Quando procuro os materiais do curso, tento encontrar os melhores materiais de instrução que sejam atualizados e consistentemente revisados, acessíveis para os alunos e capazes de integrar técnicas de aprendizagem digital às palestras e materiais que forneço.”
Chris Mele, professor de Sociologia na Universidade de Búfalo

3. Faça seu plano de ensino  

Um plano de estudos bem elaborado pode fornecer todas as informações necessárias que os alunos precisam para o seu curso, ao mesmo tempo em que define o tom para um semestre de sucesso. É um contrato entre você e seus alunos e define as expectativas para o semestre seguinte.

Antes de começar seu plano de ensino, verifique se seu departamento tem um modelo ou use o plano de ensino anterior de um colega para começar. Em seguida, incorpore estes elementos:

 

Baixe o e-book “5 etapas para o sucesso no planejamento do curso” e tenha mais dicas!

Não deixe de conferir em nosso e-book, 5 etapas para o sucesso no planejamento do curso, mais dicas de preparação de curso que você pode usar para dominar o planejamento do curso!

 

BAIXAR E-BOOK

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

Este artigo foi adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui