Aprendendo sobre alunos adultos

Quando olho para uma nova safra de estudantes e vejo um rosto mais adulto, sinto um certo entusiasmo. Na minha experiência, os alunos adultos são alguns dos alunos mais dedicados que tenho. Contudo, este grupo demográfico crescente de estudantes universitários traz consigo as suas próprias expectativas e desafios, de modo que os professores devem compreender a situação deles para melhor satisfazer as necessidades desse grupo.

Quem são os alunos adultos?

Os alunos adultos de hoje têm mais de 25 anos. Esses estudantes têm uma série de circunstâncias diferentes, mas podem ser divididos em dois grandes grupos: aqueles na faixa dos 25 a 35 anos que trabalham e vão à faculdade simultaneamente; os acima de 40 anos e os idosos, que desejam ampliar seus planos da carreira ou obter realização pessoal.

São diversos os motivos que podem ter contribuído para que esses alunos não pudessem frequentar a faculdade logo após concluírem o ensino médio: custo das mensalidades; falta de vagas e ampla concorrência para as universidades públicas; muitos deles são os únicos cuidadores dos pais ou dos filhos pequenos; a maioria trabalha pelo menos meio período; podem ter frequentado pelo menos alguns cursos universitários e não conseguiram terminar ou não ter nenhuma experiência em cursos de nível universitário. Esses alunos são tão diversos quanto a população como um todo. É claro que eles não podem ser agrupados num único perfil.

Contudo, eles compartilham um objetivo comum. A grande maioria está frequentando a faculdade para melhorar suas vidas e progredir em suas carreiras, mas o fazem sob circunstâncias restritas que os fazem se considerar trabalhadores em primeiro lugar, e alunos em segundo lugar. Eles não procuram simplesmente “reciclagem”, mas valorizam o conhecimento adquirido por meio de uma educação universitária. E embora eles não estejam, como grupo, interessados na experiência tradicional de frequentar intermináveis festas ou residir em alojamentos universitários, muitos querem se socializar com outros alunos.

Há ainda uma boa parte dos alunos adultos que vêm de populações carentes e são os primeiros em suas famílias a ingressar no ensino superior. Normalmente, esses alunos assumem a responsabilidade por seus estudos e têm iniciativa própria. Além disso, eles querem terminar a graduação rapidamente.

O que os alunos adultos procuram na educação universitária?

Os alunos adultos mais jovens tendem a procurar melhorar as suas carreiras e querem resultados no menor tempo possível. Eles gostam de aprender soluções práticas e aplicadas que dão vida à teoria e precisam entender por que um tópico ou assunto é relevante antes de se aprofundarem. Alguns alunos adultos mais velhos, por sua vez, muitas vezes ingressam ou retornam à faculdade simplesmente para aprender e obter realização pessoal.

Ao contrário dos estudantes mais novos, os alunos adultos possuem competências adquiridas a partir de experiências de vida e procuram a faculdade para transformação e crescimento pessoal.

Além disso, os alunos adultos:

 

Quando você se deparar com seu próximo grupo de alunos e perceber que vários deles não vêm direto do ensino médio, experimente algumas dessas dicas. Fazer isso pode tornar a experiência de aprendizagem mais significativa para eles — e para você.

 

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no Blog da Cengage

 

Janet Mizrahi é professora de aprendizagem contínua e leciona redação profissional na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Ela também escreve para a BizCommBuzz. Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.