Aproveite suas férias – a ciência diz que está tudo bem!

No final do ano letivo, a maioria de nós está contando os dias até podermos descansar um pouco durante as férias. Não é de se admirar, considerando as exigências intelectuais, emocionais e físicas que o ato de ensinar requer.

Entre a formação em novas tecnologias, a preparação das aulas, as tarefas administrativas, as necessidades dos alunos e as avaliações incansáveis, o período de férias pode – e deve – ser um momento para descansar, relaxar e se recuperar. Isso nos permite retornar ao trabalho revigorados e renovados.

Estresse do professor

Muitas vezes, usamos o período de férias para nos atualizarmos, pesquisar ou escrever, quando na realidade, deveríamos realmente levar as férias mais a sério.

 

A ciência confirma isso, e tudo tem a ver com estresse. O estresse aumenta ao longo do ano e pode ser tão tóxico que leva ao esgotamento. Pode até causar má digestão, irritabilidade, ansiedade e depressão. Parece familiar?

A ciência das férias

Vários estudos mostram que as férias aliviam o estresse, pois nos afastam das situações que causam esse estresse. Distanciar-se da rotina habitual interrompe padrões estabelecidos e permite um processo restaurador. A pesquisa indica que turistas sentem menos dores de cabeça e nas costas. Além disso, as férias alteram nossos hábitos e redefinem nossos padrões de sono, por isso, dormimos melhor.

Além dos motivos físicos, pesquisas mostram que tirar uma folga na verdade melhora a produtividade no trabalho. Trabalhar incessantemente, próximo à capacidade máxima, ironicamente nos impede de alcançar o nosso melhor desempenho. De acordo com o Boston Consulting Group, funcionários que tiraram férias eram mais felizes e eficientes em comparação com aqueles que não o fizeram. Além disso, pesquisadores descobriram que os que tiram férias regularmente têm maior probabilidade de permanecer no emprego por períodos mais longos.

Como aproveitar as férias

Um dos desafios, no entanto, é que frequentemente as férias se transformam em outra fonte de estresse. As sugestões a seguir podem auxiliá-lo a desfrutar melhor desse período.

  1. Planeje-se. Pesquise seu destino com antecedência para escolher atividades e reservar ingressos.
  2. Conheça as leis e regulamentos. Se estiver viajando, esteja ciente das leis e regulamentos do seu destino.
  3. Divirta-se. Liberte a culpa por reservar um tempo para si mesmo.
  4. Verifique os e-mails…se for necessário. Muitas pessoas ficam estressadas com o acúmulo de e-mails não respondidos. Se você é um deles, verifique seu e-mail quando estiver ausente. É melhor do que se preocupar com isso.
  5. Experimente algo novo. O desafio que tira você da sua zona de conforto o ajudará a se sentir revigorado.
  6. Planeje-se para contingências. Certifique-se de ter tudo o que precisa para se sentir confortável.

 

Como professores, nossas atividades não se limitam ao horário tradicional. Podemos responder aos e-mails dos alunos à meia-noite de um domingo ou preparar um conteúdo às 6h para uma aula que começará às 10h. O período de férias é essencial para aproveitarmos um tempo distante da universidade, possibilitando a redução do estresse e proporcionando um retorno renovado e preparado para receber o próximo grupo de alunos.

Então vá em frente, ouça a ciência. Aproveite suas férias!

 

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 

Esta postagem é uma versão modificada de um artigo que foi publicado originalmente no BizCommBuzz, que foi adaptado  e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.