Como a paixão pelo ensino pode inspirar os alunos

Entenda por onde começa a paixão pelo ensino

Sem paixão por aprender, os alunos podem perder o foco e o interesse em concluir o curso — ou pior, a educação. Um estudo de 2022 da editora Wiley descobriu que 55% dos alunos de graduação tinham dificuldade para permanecer interessados em suas aulas.

As boas notícias: Seu entusiasmo pode ser contagiante! Expressar sua paixão pelo ensino ou pela disciplina que você ensina pode chamar a atenção dos alunos e gerar engajamento.

 

“Ame o que você ensina e eles também vão adorar.”

— Sandra Scheier, professora de psicologia na Kennesaw State University

Comece refletindo sobre os momentos que levaram a sua carreira como educador. O que o atraiu para a ideia de ensinar e o atraiu para seu campo de estudo? Pergunte a si mesmo o que você gostou ou não gostou no início e por que se sentiu assim. Reconheça mentores importantes que você conheceu ao longo do caminho, reservando um tempo para considerar o que tornou a contribuição deles tão impactante. Lembre-se dos momentos em que as coisas começaram a se encaixar e você finalmente sentiu que havia encontrado sua paixão. Lembre-se da emoção — porque é esse entusiasmo que pode orientar seus alunos em direção a uma carreira significativa. Seu amor por lecionar a matéria que você ensina pode alcançar os alunos por meio da energia que você demonstra nas aulas e dar aos alunos o combustível para acompanhar o curso.

“Mostre sua paixão pelo que você ama fazer. Quanto mais animado você estiver, mais entusiasmados seus alunos ficarão.”

— Terry Weideman, professor de nutrição da Oakland Community College

Aproveite o poder da curiosidade de seus alunos

A paixão começa quando os alunos exploram a sua curiosidade, mas primeiro devem determinar se a área merece o tempo que devem dedicar. Qualquer assunto pode ser útil — mas fazer com que seus alunos se conectem com o conteúdo começa com a maneira como você apresenta as informações. Quando desafiado por alunos que não têm interesse principal em sua disciplina, lembre-se de que todos os alunos podem se beneficiar da aprendizagem baseada na paixão— e há maneiras de vincular seu curso aos interesses e habilidades deles.

A aprendizagem eficaz começa com a relevância para o aluno e cada matéria pode ser valiosa quando o aluno vê uma conexão entre o conteúdo e sua vida. Um músico pode se tornar um compositor melhor com um curso de inglês. Um atleta pode ter melhor desempenho em campo depois de aprender a cuidar do corpo em uma aula de nutrição. Um especialista em direito criminal pode aprender sobre o comportamento humano com um professor de psicologia — aplicando esse conhecimento ao trabalhar em um caso. Qualquer pessoa pode aplicar conhecimentos de contabilidade para gastar dinheiro no mundo real.

Vincular conceitos a casos locais, questões atuais, notícias e eventos — especialmente aqueles que impactam seus alunos — é outra maneira de tornar seu curso mais identificável e centrado no aluno. Atualizar constantemente seu material é fundamental para manter os conceitos atualizados para os alunos e aplicáveis ao seu dia a dia.

“Mostre a relevância do assunto e torne-o divertido e significativo! Meu entusiasmo pelo que ensino é óbvio e meus alunos podem ver e sentir isso. Acredito no que ensino.”

— Sandy Keeter, professora de informática na Seminole State College

Quando a curiosidade transforma-se em interesse, os alunos investem no que estão aprendendo e prestam mais atenção — processando informações de forma mais eficaz enquanto desenvolvem estratégias de aprendizagem que fixam os conceitos do curso. O interesse mantém os alunos focados, trabalhando mais e por mais tempo e permite que eles acumulem novos conhecimentos sobre conhecimentos antigos. A melhor maneira de um aluno descobrir áreas fortes é mergulhar em atividades físicas, intelectuais e criativas fora de sua zona de conforto. Quanto mais experimentarem, mais oportunidades terão para descobrir sua paixão.

Você também pode conduzir o curso para fora da sala de aula, colocando os alunos em contato com centros de ajuda, colegas e quaisquer outros recursos que se alinhem aos seus interesses. Se eles estiverem tendo problemas para identificar áreas de interesse, oriente-os para a infinidade de testes de personalidade e avaliações vocacionais disponível on-line.

Lidere com exemplos da vida real

Experiências autênticas devem ser compartilhadas e aprendidas — porque causam uma impressão duradoura nos alunos e estimulam a autorreflexão. Um estudo com 257 músicos profissionais realizado nos estados unidos, descobriu que as características mais importantes de seus primeiros professores eram a capacidade de se comunicarem bem — serem amigáveis, comunicativos e encorajadores — e a capacidade de transmitirem seu amor pela música através da modelagem e do bom desempenho.

Pense em um momento da sua carreira que você nunca esquecerá e depois considere o que o tornou tão significativo. Nem todo aluno compartilhará sua paixão, mas ao compartilhar histórias honestas de sua própria vida, você inspirará conversas e dúvidas. A experiência real inclui sucesso e fracasso, portanto, compartilhar triunfos e erros oferece lições que os alunos podem aplicar muito depois da formatura.

“Estou genuinamente apaixonado pela minha profissão: ser assistente social não é apenas um trabalho, mas um compromisso de tornar o mundo um lugar melhor, e isso está na essência de quem eu sou. Compartilho isso com meus alunos. Eu lhes dou o que há de bom e de ruim: não amenizo o que experimentei nessa área, e os alunos respondem positivamente a essa autenticidade. Peço aos meus alunos que investiguem profundamente por que escolheram essa área e o que os inspira. O trabalho que fazemos em sala de aula dará estrutura e compreensão ao que acontece no campo, e estou constantemente traçando paralelos entre os dois.”

— Renee Rawcliffe, professora de serviço social na Simmons College

Agregue significado ao sucesso

Você é desafiado a ajudar cada aluno — incluindo alunos difíceis ou desinteressados — porque todos os alunos têm algo a oferecer e algo a ganhar com o curso. Para alcançar todos — graduados e não graduados, alunos obrigados a fazer o curso que você ministra e aqueles que se inscreveram apenas por diversão — concentre-se nos resultados positivos que podem ser alcançados com o sucesso em suas aulas.

Ao simplesmente destacar o progresso dos alunos com reconhecimento, recompensas e incentivo ao longo do semestre, os professores agregam significado além de aprender a matéria. Use os progressos dos alunos, as pontuações altas em trabalhos de casa e nas provas, as habilidades de liderança exibidas em projetos de classe ou de grupo, trabalhos de créditos extras ou competições em sala de aula para destacar as vitórias de seus alunos e tornar a aprendizagem do currículo uma experiência positiva. Honrar as conquistas dos alunos os deixará entusiasmados para ir às aulas e ansiosos para participar. Quanto mais os alunos participam nas aulas, mais aprendem sobre os conceitos do curso, desenvolvendo e melhorando as suas capacidades de pensamento crítico.

Quando os alunos começam a ver os benefícios de um bom desempenho nas aulas, os professores podem começar a associar as conquistas das aulas a um feedback construtivo que pode ser usado no campus e no ambiente de trabalho.

“Tento compartilhar várias maneiras pelas quais o conteúdo do curso pode ser aplicado em um ambiente de carreira. Também compartilho exemplos de como usei o conteúdo do curso em minha carreira antes de lecionar e como uso o conteúdo agora como professor. Eu digo aos alunos para adicionarem esse conteúdo à sua caixa de ferramentas porque você nunca sabe quando poderá precisar dele.”

— Donna Sue Shellman, professora de administração de consultório médico na Gaston College

Incentive os alunos de hoje compartilhando o que o inspirou ao longo de sua profissão. Mostrar sua paixão por meio do ensino conectará os alunos ao material do curso, estimulará seu envolvimento e impulsionará suas conquistas nas aulas — e, eventualmente, em uma carreira.

 


 

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Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.