Como educadores podem usar as mídias sociais para o aprendizado profissional
À medida que as instituições universitárias adotam rapidamente novas ferramentas e métodos de ensino a distância, as oportunidades de desenvolvimento profissional presencial tornam-se escassas. Quase todos os educadores universitários de hoje usam uma ou outra forma de mídia social, tornando sua capacidade de complementar o crescimento profissional e o treinamento mais importante do que nunca.
Eis aqui apenas algumas das muitas maneiras pelas quais os educadores podem usar redes sociais populares gratuitamente para estender o aprendizado profissional e se tornarem mais proficientes e confiantes no ensino em um ambiente totalmente digital.
Dicas de desenvolvimento profissional em mídias sociais para educadores universitários
A maior rede social do mundo se destaca como um centro de conversas para influenciadores e organizações, e oferece uma variedade de ferramentas para colaboração de grupos públicos e privados.
- Curta ou siga as páginas de autores, especialistas em desenvolvimento profissional e organizações para que suas postagens apareçam com frequência em seu feed de notícias.
- Pesquise sua escola ou área de estudo para encontrar grupos com os quais você possa se conectar com outros educadores, ou considere começar um grupo próprio.
- Fique atento a eventos ou oportunidades de lives no Facebook de organizações e educadores independentes.
- Não deixe de ler integralmente os tópicos de comentários em postagens populares para obter a perspectiva de outros educadores e encontrar o conteúdo da tendência atual.
Dominando o mundo da informação em tempo real e do compartilhamento de opiniões para marcas e indivíduos, o Twitter se tornou uma ferramenta essencial para acompanhar e responder aos eventos atuais.
- Siga autores, especialistas em treinamento/desenvolvimento ou organizações — use o recurso Listas para rastrear seus favoritos ou ferramenta de monitoramento do Twitter, muitas das quais são gratuitas para indivíduos e educadores.
- Assista ou participe de um dos chats e hashtags do Twitter para ensino superior — é um diretório útil do Twitter no Inside Higher Ed.
- Curta tweets e artigos para acompanhar aqueles que você deseja consultar mais tarde.
- Pesquise o URL de qualquer artigo de notícias ou de blogue para ver quem o compartilhou e o que outros usuários estão dizendo sobre isso.
- Use a Pesquisa Avançada (Advanced Search) e defina o intervalo de datas e palavras-chave ou hashtags para retomar toda a conversa de uma conferência ou evento anterior, mesmo se você não tiver participado.
Quando preferir um estilo e uma base de usuários mais profissional, o LinkedIn oferece uma série de ferramentas para tudo, desde atualizações de status e blogues pessoais até colaboração em equipe e aprendizado individualizado.
- Participe de grupos ou siga hashtags de educadores, como #EducaçãoSuperior ou #EducaçãoADistância
- Crie atualizações em grupos de educadores ou adicione comentários a postagens para participar da conversa.
- Escreva seus próprios artigos no estilo blogue para registrar suas opiniões e ideias — compartilhe-os em quaisquer grupos relevantes de que você participa.
- Adicione suas apresentações ao SlideShare para facilitar o compartilhamento público ou navegue pelo conteúdo de outras pessoas.
- Colabore ou discuta a aprendizagem com colegas no privado usando o recurso Teammates.
Youtube
Como plataforma de vídeo líder mundial por mais de uma década, o YouTube é uma opção poderosa e flexível para postar, editar e compartilhar conteúdo de vídeo de todos os tamanhos e tipos.
- Procure dicas sobre tópicos de ensino, métodos ou conceitos específicos — crie playlists (públicas ou privadas) para organizar coleções de vídeos para assistir mais tarde ou compartilhar com colegas.
- Inscreva-se nos canais de organizações, autores e outros educadores profissionais.
- Faça upload de suas próprias palestras ou recursos para compartilhar com colegas ou alunos — basta estar atento às questões de direitos autorais que se aplicam até mesmo a conteúdo educacional. Não deixe de adicionar legendas e legendas ocultas para ajudar a tornar seus vídeos acessíveis a todos.
- Com foco em fotos e vídeos curtos, bem como coleções contínuas de mídia (ou seja, histórias), o Instagram é movido por elementos visuais e narrativas atraentes.
- Pesquise por hashtags de termos da área da educação ou relacionados a cursos, como #ProfessoresDoInstagram — siga os que considerar úteis e/ou use-os em suas próprias postagens.
- Pesquise e siga relatos influentes ou interessantes, incluindo organizações, autores, palestrantes e outros educadores.
- Crie postagens ou histórias sobre suas próprias experiências para convidar outros usuários a dar feedback.
Este artigo escrito foi adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui