Como relaxar entre os semestres

No ambiente acadêmico, muitas vezes incentivamos nossos alunos a reservar um tempo para relaxar, mas estamos ouvindo nossos próprios conselhos?

Ensinar é um caminho maravilhoso e recompensador, mas também é acompanhado de muito trabalho. Dito isso, é importante reservar um tempo para relaxar entre os semestres. Quero compartilhar minhas quatro dicas favoritas na esperança de que você encontre maneiras significativas de relaxar.

Eis minhas quatro dicas para relaxar entre os semestres:

  1. Seja proativo

Você pode se perguntar: “Como ser proativo pode ser relaxante?”

Como professores, costumamos planejar todo o ano letivo, pensando em como melhorar e adaptar nossas aulas ao longo do curso, quando nossas mentes já estão em alta velocidade. Entre os semestres, pode ser relaxante fazer um planejamento proativo sem pressão. Isso pode significar buscar novos recursos, incorporar novas tendências ao conteúdo da sala de aula, observar o que está acontecendo na sociedade ou até mesmo reformular uma tarefa antiga.

Pode parecer algo trabalhoso, mas descobriu-se que ser proativo pode reduzir o estresse. Isso pode permitir que nossos corpos e mentes se sintam mais relaxados enquanto nos preparamos para a aula. Para alguns, pode não parecer relaxante no momento, mas muitas vezes pode levar ao relaxamento quando nossas etapas proativas forem concluídas. Esse estado relaxado geralmente pode se estender para o próximo semestre, pois estamos mais bem preparados. Entendo que, embora isso possa não ser relaxante para todos, vale a pena tentar ver se tem um impacto positivo entre os semestres.

  1. Respire

Isso pode parecer óbvio, pois precisamos respirar para viver. Contudo, muitas vezes não reservamos um tempo para respirar como forma de relaxamento. Respirar para relaxar pode ser feito em qualquer lugar. Isso pode ser feito com tempo limitado e pode trazer muitas recompensas para o nosso corpo (e alma).

A respiração permite que o oxigênio se infiltre em nossa corrente sanguínea, o que pode ter um impacto positivo na maneira como nos sentimos. Na correria do semestre, muitas vezes não reservamos tempo para parar e respirar conscientemente. É uma ótima coisa a se fazer entre os semestres para estabelecer um hábito forte que, esperamos, continue no próximo semestre.

Respirar conscientemente pode ter um impacto positivo durante aqueles momentos estressantes que temos com muita frequência na educação. Se você quiser tentar respirar como um método para relaxar, este artigo sobre respiração consciente fornece diferentes dicas e técnicas que você pode tentar usar para relaxar entre os semestres e durante todo o semestre.

  1. Esqueça o relógio

Muitas vezes olhamos para o relógio porque parece que o tempo nos escapará. Queremos encerrar nosso dia, atingir uma meta, cumprir um prazo ou concluir uma tarefa. Observar o relógio pode realmente levar a um estresse adicional, que está longe de ser relaxante. Na verdade, se sentirmos que não temos tempo suficiente em nosso dia, isso pode aumentar nossa ansiedade, que pode ser reduzida seguindo estas dicas.

Na agitação de um semestre normal, muitas vezes temos que ficar de olho no relógio (planos de aula, horários, prazos, equilíbrio entre vida pessoal e profissional etc.). Não se concentrar no relógio com tanta frequência pode ajudar a relaxar. Se puder, experimente dormir até mais tarde do que de costume, não se sinta pressionado a terminar uma tarefa em um determinado horário, deixe seus sentimentos (não o relógio) guiar algumas de suas atividades e não fique com a consciência pesada por tirar um tempo livre.

Essa flexibilidade pode relaxar a mente e rejuvenescer a alma. Se possível, encontre tempo para “esquecer o relógio” entre os semestres e apenas aproveite cada momento do seu dia sem se preocupar com o próximo.

  1. Experimente algo novo

Na academia, nossa ideia de “novo” geralmente consiste em ler ou fazer novas pesquisas. Isso certamente é maravilhoso, mas às vezes é importante considerar tentar algo novo fora do nosso campo de estudo. Isso pode ser cozinhar uma receita que pretendíamos experimentar, ler um novo livro, começar um novo passatempo, ou aprender algo novo. Isso pode ajudar a manter nossas mentes relaxadas ao mesmo tempo em que favorece a aprendizagem contínua.

Durante o próximo semestre, pode ser um ótimo início de conversa compartilhar com seus alunos algo novo que você aprendeu ou fez. Também nos obriga a sair da nossa zona de conforto e terminar algo que temos continuamente adiado (por exemplo, um projeto do tipo “faça você mesmo”, uma reforma da cozinha, a costura de uma camisola rasgada etc.). A chave é tentar algo novo que seja relaxante, o que certamente é subjetivo. Não há nenhuma atividade padrão para experimentar. É importante tentar algo que possa ajudá-lo a relaxar entre os semestres.

Encontre sua própria maneira de relaxar entre os semestres

Essas são apenas algumas ideias simples que podem ajudá-lo a relaxar entre os semestres de uma maneira nova. Faça o que fizer, torne essa atividade pessoal para seus próprios interesses e necessidades. Todos nós encontramos alegria de maneiras diferentes, e entrar em contato com o que funciona melhor para você como um meio de relaxar é o primeiro passo.

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 

Christiana M. Bevier é professora do departamento de Estudos Profissionais da Purdue University Global. Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.