Dicas para o sucesso no planejamento do curso [e-book]
Como professor, você trabalha para capacitar seus alunos e ajudá-los a ter sucesso. Quando se trata de preparar o planejamento do curso, no entanto, pode ser um processo desafiador – embora empolgante.
Para ajudá-lo a recuperar seu tempo e otimizar seu impacto sobre os alunos, confira três dicas que você pode seguir para dominar o planejamento do seu curso e começar cada semestre com mais confiança.
1. Conheça seus alunos para um melhor planejamento do curso
Não é surpresa que cada semestre traga novos alunos, estilos de aprendizagem e desafios a serem superados. Você faz o possível para se preparar para esses novos desafios enquanto desenvolve o planejamento do curso.
Com isso em mente, conhecer seus alunos ao longo do semestre não apenas ajuda a alinhar melhor seu ensino às necessidades e interesses exclusivos deles, mas também fornece informações valiosas que podem ser aplicadas diretamente à preparação do seu curso.
Dica rápida:
Aproveitar ferramentas de criação de questionários digitais como SurveyMonkey, Google Forms e Survio facilita o entendimento das necessidades dos alunos e das informações que o ajudarão a otimizar a preparação do planejamento do curso para semestres futuros.
Considere estar em contato com seus alunos antes, durante e no final do curso, fazendo as perguntas que você considera pertinentes para o sucesso da preparação do curso, por exemplo:
- Como posso ajudar a lidar com os desafios relacionados ao curso que você enfrentou ao longo do semestre?
- O que você gostaria que seus professores fizessem mais? O que você gostaria que seus professores fizessem menos?
- Houve alguma tarefa ou lição que o ajudou em particular?
2. Identificar Materiais do Curso e Logística
A preparação excessiva é tão prejudicial ao planejamento do curso quanto a falta de preparação. Com poucas horas durante o dia, é praticamente impossível definir tudo o que você precisa para um semestre bem-sucedido. Uma das maneiras mais eficazes de garantir um semestre robusto, no entanto, é fazer o trabalho de preparação com bastante antecedência.
Os materiais do curso, como livros-textos e ferramentas de aprendizado on-line, são parte integrante de qualquer aula. Identificar os materiais que fornecem conteúdo de qualidade a seus alunos – e facilidade de uso – pode fazer toda a diferença.
Dica do professor:
“Quando procuro os materiais do curso, tento encontrar os melhores materiais de instrução que sejam atualizados e consistentemente revisados, acessíveis para os alunos e capazes de integrar técnicas de aprendizagem digital às palestras e materiais que forneço.”
Chris Mele, professor de Sociologia na Universidade de Búfalo
3. Faça seu plano de ensino
Um plano de estudos bem elaborado pode fornecer todas as informações necessárias que os alunos precisam para o seu curso, ao mesmo tempo em que define o tom para um semestre de sucesso. É um contrato entre você e seus alunos e define as expectativas para o semestre seguinte.
Antes de começar seu plano de ensino, verifique se seu departamento tem um modelo ou use o plano de ensino anterior de um colega para começar. Em seguida, incorpore estes elementos:
- Título e local/horário do curso.
- Seu nome e informações de contato.
- Texto e materiais necessários.
- Descrição e pré-requisitos do curso.
- Objetivos do curso.
- Orientações sobre atendimento, trabalho atrasado, plágio etc.
- Declarações necessárias sobre acomodações para deficientes.
- Tarefas com pontos possíveis ou % do peso da nota.
- Calendário de tarefas com prazos finais de entrega.
- Isenção de responsabilidade informando que o plano/prazos finais podem sofrer alterações.
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Este artigo foi adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui