Estratégias criativas de ensino

A demanda por estratégias criativas de ensino para que as aulas se tornem mais divertidas e engajadoras, aumentou nos últimos anos. Os alunos de hoje precisam ser cativados ao aprender. Caso contrário, perdemos a atenção deles e eles não retêm as informações.

Uma simples palestra e apresentação em PowerPoint já não é mais uma maneira adequada de mantê-los engajados. Como professores, temos a tarefa constante de encontrar formas criativas de ensinar além de fazer com que os alunos participem do próprio aprendizado.

Devido à pandemia global e à mudança de pensamento, diversos recursos, ideias e estratégias criativas de ensino surgiram no cenário educacional. Neste blog, apresento algumas das minhas estratégias e ferramentas favoritas que utilizo para tentar aproximar mais o aluno. Elas podem ser implementadas em aulas presenciais, híbridas ou a distância.

Estratégias criativas de ensino

 

Aprendizagem ativa e experiencial

Um método eficaz para atrair e manter a atenção dos alunos é incorporar técnicas de aprendizado ativo e experimental em suas aulas, criando tarefas curtas que podem contar como uma nota de participação ou similar. Essas técnicas de aprendizado permitem que os alunos revisem e retenham a informação. Descobri que quando os alunos trabalham ativamente e de maneira prática, seus resultados de aprendizagem são muito melhores.

Ferramentas de engajamento digital

Outra maneira criativa de atualizar minhas aulas é adicionar algumas novas ferramentas à minha “caixa de ferramentas”. Uma rápida pesquisa na Internet mostra uma infinidade delas disponíveis e que podem ser usadas em suas aulas. Algumas das minhas favoritas são as breakout rooms (salas simultâneas) do Google Meet oiu Zoom, Kahoot, Flipgrid, Poll Everywhere e Google e/ou Microsoft Forms. Tenho usado pelo menos uma, mas muitas vezes mais, dessas ferramentas em todas as aulas como forma de interagir com meus alunos e com o material usado na aula.

 

 

 

 

 

Resultados reais das estratégias criativas de ensino

Em minha experiência, descobri que simplesmente mudar o método de entrega de uma tarefa ou encorajar um jogo do tipo competição chama a atenção dos alunos para o material didático e impulsiona o sucesso do aluno.

Os tempos estão mudando. Os professores devem encontrar maneiras de atender nossos alunos onde eles estão. Espero que você comece a empregar algumas dessas estratégias criativas de ensino em suas aulas.

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 

Melinda Doty é professora da East Carolina University, Greenville, Carolina do Norte. Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.