Gerenciamento de tempo e dicas de estudos para os alunos
Quer tenha aulas on-line ou híbridas, os hábitos de estudo e as habilidades de gerenciamento de tempo podem ser fatores decisivos para o sucesso do aluno.
Muitos estudantes universitários estão tentando equilibrar horários caóticos que envolvem aulas, atividades sociais e extracurriculares, trabalho e família. Desde a Covid-19, tive que mudar muitos hábitos. Depois que aprendi essas dicas de estudo e estratégias de gerenciamento de tempo, a clareza e a conexão começaram a surgir.
Sinta-se à vontade para compartilhar minhas estratégias pessoais de gerenciamento de tempo e estudos universitários com seus alunos para ajudá-los a se organizar e priorizar seu tempo.
Planejadores
Embora possa ser uma das mais básicas ferramentas de gerenciamento de tempo, utilizar um planejador ajudará seus alunos a configurar, implementar e realizar tarefas. Preencher um planejador pode parecer uma tarefa assustadora para eles inicialmente, mas os ajudará a concluir as tarefas no prazo, apesar de suas agendas ocupadas e distrações diárias.
Anotar todos os exames, projetos, datas de entrega de tarefas e outros compromissos fixos em um planejador dá ao aluno uma ótima representação visual de quais dias ou semanas exigirão mais tempo de estudo. Também pode ser útil a codificação de cores do planejador com marcadores. Seus alunos devem certificar-se de reservar algum tempo livre quando puderem. Em dias intensos, é importante reservar pequenos períodos de descanso entre as tarefas para ajudar a manter o foco e evitar o desejo de procrastinar.
Espaço e gerenciamento de tempo de estudo
Para administrar meu tempo de forma eficaz, preciso ser clara e realista sobre minhas preferências e hábitos. Costumo estudar melhor à noite, então tento não agendar todo o meu trabalho para ser feito durante o dia. Tarefas que exigem mais concentração para mim, deixo para a noite. Eu me programo para trabalhos burocráticos e tarefas mais fáceis para as manhãs, quando minha mente não está tão afiada. Ter essa noção clara de quais atividades ou distrações costumo gravitar quando não estou com vontade de trabalhar ajudou-me a desenvolver minhas habilidades de gerenciamento de tempo.
Aprender a gerenciar o tempo de forma eficaz requer prática. Quando um método não funciona, continuamos tentando. Aprendi com o tempo como me manter motivada e produtiva. Eis algumas dicas que podem ajudar seus alunos nessa jornada.
Crie o plano
- Organize-se e decida o que precisa ser realizado.
- Crie uma “lista de tarefas principal”.
- Separe essa lista em listas de metas de longo prazo e de curto prazo.
- Priorize os itens da lista.
- Decida sobre um curso de ação.
Siga o plano
- Crie contingências e determine como se manter motivado.
- Respeite os horários planejados.
- TRABALHE NO PLANO, PRATIQUE E SEJA INTENCIONAL.
Começar é a parte mais difícil, mas os alunos precisam começar em algum lugar. Quando não souberem onde é esse começo, devem começar com papel e caneta. O plano virá. Superar a tendência de ser complacente e procrastinar pode ser simplesmente um jogo mental. Incentive-os a experimentar essas técnicas ou inventar suas próprias.
.
Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage
Kierstan Taylor é especialista em Serviços Humanos e Estudos Jurídicos na Ivy Tech Community College. O texto original pode ser lido aqui