Materiais do curso: o que considerar ao selecioná-los?

O que considerar ao revisar e selecionar os materiais do curso?

Nas últimas décadas, meu papel como professor mudou bastante. Nos meus primeiros anos de ensino, usava apenas o livro impresso e provas em papel na sala de aula. Agora, além dos livros digitais, uso recursos de ambiente de aprendizagem virtual (AVA/LMS) para o ensino presencial, híbrido ou 100% on-line.

À medida que preparo meus cursos a cada semestre, agora considero um novo conjunto de fatores ao avaliar os materiais do curso. Independentemente de como você ministra seus cursos, eis algumas considerações a serem feitas ao revisar e selecionar materiais.

Quais materiais do curso estão disponíveis para o professor?

Uma das primeiras coisas que reviso nos materiais do curso são os recursos de ensino e avaliação disponíveis para o professor.

Examino os programas de amostra para ter uma noção de como outros professores usam o conteúdo ao longo de um semestre. Acho programas de exemplo particularmente úteis ao projetar cursos de 8, 10 e 16 semanas. Quaisquer apresentações de slides que eu encontrar também são úteis como guias de palestras para cursos presenciais e híbridos. Além disso, uso conteúdo de apresentação de slides para criar palestras em vídeo em cursos on-line.

Bancos de teste também são essenciais para avaliar os alunos. Acho que os bancos de teste prontos economizam tempo quando estão pré-formatados e prontos para download. Uso esses bancos de teste para criar avaliações práticas, avaliações de capítulos ou módulos e avaliações de exames finais.

Os materiais do curso estão formatados de forma amigável ao aluno?

Quer revise um livro impresso ou digital, a formatação é importante para mim. Acho que essa qualidade de formatação é uma boa prática de educação, aumentando as habilidades dos alunos para dominar o conteúdo da disciplina. Os livros didáticos são mais atraentes quando os títulos, as barras laterais e a terminologia estão presentes.

Livros didáticos visualmente atraentes atraem os leitores para o conteúdo. Os alunos processam as informações com mais eficiência quando as seções são divididas por títulos e subtítulos, já que os leitores costumam folhear o conteúdo e podem encontrar as informações relevantes que estão procurando.

Quais recursos dos materiais do curso estão disponíveis para o aluno?

Os alunos adoram os recursos didáticos! Cartões de estudos (flashcards), tanto prontos quanto gerados pelos alunos, são um dos recursos favoritos dos meus alunos.

Meus alunos descobriram que os resumos de capítulos e módulos os ajudam a revisar conteúdos importantes. A leitura dos resumos dos capítulos enfatiza a visão geral do conteúdo, enquanto os estudos de caso e os cenários de simulação prática permitem que os alunos exercitem suas habilidades de pensamento crítico. Então, quando os alunos analisam cenários para determinar o que eles fariam em uma determinada situação, eles ganham confiança para cenários do mundo real que encontrarão mais tarde.

Quais referências on-line são fornecidas no conteúdo do capítulo ou módulo?

Eu conto muito com os recursos da internet que são incorporados em um capítulo ou módulo. Esses recursos me ajudam a chamar a atenção para conceitos que os alunos encontrarão no mundo real. Por exemplo, quando os alunos da área de saúde estudam as leis de indenização para os trabalhadores, crio uma tarefa de fórum de discussão para que os alunos pesquisem as leis estaduais de indenização para trabalhadores on-line.

Acredito que é importante mostrar aos alunos como o conteúdo é realmente aplicado fora da sala de aula. Recentemente, uma aluna compartilhou comigo que temia as postagens do fórum de discussão no meu curso no início de sua carreira acadêmica. No entanto, ficou mais confiante depois de concluir cada postagem no fórum de discussão. Agora, ela não apenas valoriza sua capacidade de pesquisar tópicos importantes, mas também aprecia sua capacidade de compartilhar seus pensamentos e opiniões.

Que tipo de suporte do professor está disponível?

Como em qualquer material de curso, sempre tenho dúvidas. Considero como o pessoal de suporte pode me ajudar. Nos casos em que posso localizar e entrar em contato com o suporte facilmente, economizo tempo. Em cenários em que tenho dificuldade de contatar alguém para me ajudar, perco um tempo precioso que poderia ser gasto atendendo às necessidades dos alunos.

Nunca subestime o apoio pós-adoção! Acho que a maioria das minhas perguntas está relacionada a questões pós-adoção, portanto, saber com quem entrar em contato é essencial. Quando começo a usar os materiais do curso, percebo que minhas dúvidas giram em torno da implementação do conteúdo em meus cursos. Em vez de me debater quando encontro problemas e tenho dúvidas, sempre procuro suporte.

Sua vez!

Agora que compartilhei como seleciono os materiais do curso, considere como essas dicas podem ser aplicadas ao seu próprio curso. Você conhece melhor o seu curso, então avalie minuciosamente os materiais do curso e encontre aqueles que se adequam às necessidades exclusivas do seu curso. Boa avaliação!

Para obter mais dicas sobre como encontrar materiais de curso, baixe a checklist “8 coisas para procurar em uma solução de aprendizado digital”

BAIXAR CHECKLIST

 

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 Conteúdo adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui