O que fazer ao receber uma avaliação negativa de um aluno

Recebi uma uma avaliação negativa anônima e devastadora de um aluno no passado. Embora eu não soubesse quem era o aluno, fiquei chateado. Contudo, ao perceber que minhas avaliações são, em geral, construtivas e positivas, coloco a avaliação negativa em sua perspectiva adequada.

Pode haver uma infinidade de razões para uma avaliação negativa. Mas, independentemente do motivo, é possível transformar uma crítica em uma experiência de aprendizado positiva se o aluno incluir um feedback construtivo. Se a crítica não tiver um feedback construtivo, você pode ignorá-la ou não se preocupar.

Eis alguns métodos para ajudá-lo a efetivamente evoluir ao receber uma crítica de um aluno.

Verifique sua resposta

Sim, uma crítica de um aluno dói. Parece muito pessoal às vezes. Você gostaria de poder conversar com o aluno para esclarecer o motivo da crítica e, com sorte, esquecê-la. Mas geralmente isso não é possível.

As avaliações dos alunos são quase sempre anônimas. Portanto, o único caminho a seguir é reconhecer o que você está sentindo, admitir a dor e tentar contextualizar a razão pela qual a crítica foi escrita em primeiro lugar. A resposta pode ser uma de muitas possibilidades. Talvez até o aluno esteja passando por um momento difícil, cismou com você e começou a demonstrar descaso na sala de aula.

Não ignore uma crítica imediatamente

Às vezes, nossa reação inicial a uma avaliação negativa do aluno é ignorá-la completamente. Pensamos, “Bem, é assim que eu ensino, e se eles não conseguiram entender, problema deles…” Mas essa mentalidade só cria uma barreira entre você e seus alunos.

O simples fato de o aluno ter se dado ao trabalho de escrever uma avaliação negativa pode lhe dizer uma de duas coisas: ou eles têm razão, ou então eles estão projetando suas frustrações em você. Ambas são possíveis. Portanto, certifique-se de dedicar um tempo razoável para considerar cada possibilidade.

Leia as entrelinhas da avaliação negativa

As frustrações do aluno são válidas? Há coisas que você pode realmente mudar ou melhorar no ensino do conteúdo? Se o feedback for 100% negativo, você pode assumir com segurança que o aluno não estava realmente tentando dar feedback, mas sim tentando se “vingar” por uma nota que eles acharam que não mereciam ou algum outro fato que eles consideraram uma injustiça.

Coloque a avaliação negativa em contexto

Você está recebendo várias avaliações negativas frequentemente? Existe um padrão nelas? Os alunos estão compartilhando preocupações semelhantes? Se sim, ótimo! Agora você tem algo em que pode aprimorar para se tornar um professor ainda melhor.

Às vezes, uma avaliação é uma mistura de pontos construtivos e negativos. Um aluno pode qualificar sua avaliação negativa dizendo: “Bem, eu fiz a lição de casa. Li o livro. Estudei para as provas. E mesmo assim fui mal nas provas.” É esse o tipo de feedback que pode ser valioso. Se um aluno deu o seu melhor (e está disposto a compartilhar o trabalho que realizou), provavelmente há alguma validade em seus pontos críticos.

Por outro lado, se a crítica for completamente desprovida de contexto ou justificativa, você provavelmente pode desconsiderá-la. É provável que seja apenas um aluno projetando suas frustrações em você. Novamente, a chave é dedicar algum tempo para tentar colocar a avaliação em contexto. Se as avaliações dos alunos sobre você são em sua maioria positivas e construtivas, você está no caminho certo aos olhos desses alunos — e a percepção deles sobre trabalho que você faz é tão válida quanto a percepção que você tem de si mesmo.

Conclusão

Ao reservar um minuto para contextualizar a crítica — analisando as razões pelas quais o aluno pode ter feito uma avaliação negativa e verificando se há alguma crítica construtiva — todo professor pode transformar esse aspecto infeliz e inevitável do ensino em algo positivo.

A chave está em buscar contexto, explicação e evidência de que o aluno estava fazendo a parte dele nessa jornada. Se a crítica do aluno não parecer razoável, você pode seguir em frente sem se preocupar (desde que também não esqueça de lidar com sua resposta emocional).

Mesmo os melhores professores acabam recebendo avaliações que eles consideram injustas. É melhor se preparar e ter uma caixa de ferramentas de habilidades para lidar com isso quando inevitavelmente acontecer.
Se você recebeu uma avaliação negativa recentemente, pergunte a si mesmo: “Dediquei o tempo necessário para encontrar algum feedback construtivo oculto?” Se você ainda não teve a experiência de receber uma avaliação negativa, pergunte-se: “Se eu receber uma avaliação negativa neste semestre, quais serão minhas estratégias para lidar com isso de maneira construtiva?”

Concluindo, esperamos que essas sugestões nos ajudem a lidar de forma mais produtiva com a experiência desagradável de receber uma avaliação negativa para que possamos aprender, crescer e seguir em frente.

 

 

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Blake Fetty é professor de Espanhol na University of Central Oklahoma. Artigo adaptado e traduzido para o português pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui