Preparando os alunos para serem produtivos na força de trabalho do futuro

Os educadores têm a difícil tarefa de prever como preparar os alunos para o mercado de trabalho que será muito diferente do nosso. Não estamos apenas preparando os alunos para realizar uma tarefa ou trabalho específico, mas também para pensar criticamente, comunicar, inovar, colaborar e adaptar-se às mudanças. Basicamente, estamos preparando os alunos para o desconhecido.

Pensamento crítico/resolução de problemas

Para ajudar os educadores a se prepararem para essa força de trabalho desconhecida do futuro, Tony Wagner da Universidade de Harvard descobriu habilidades de sobrevivência para estudantes. Ele considera o pensamento crítico e a resolução de problemas vitais. Os futuros trabalhadores precisam ser capazes de pensar por si próprios e descobrir as coisas para agir rapidamente. Eles precisarão formular soluções e visualizar ideias a partir de abordagens únicas.

Comunicação oral e escrita

Tony nos garante que a necessidade de habilidades eficazes de comunicação oral e escrita não desaparecerá. Na maioria das vezes, essas habilidades não surgem naturalmente e precisam ser praticadas no mundo real.

 

De acordo com um artigo de Todd Finkelmeyer do Capital Times, uma pesquisa realizada pelo Conselho de Credenciamento de Faculdades e Escolas Independentes (ACICS), localizado nos Estados Unidos, descobriu que “apenas 7% dos tomadores de decisão de contratação acreditam que o sistema de ensino superior faz um trabalho ‘excelente’ na preparação dos alunos para o local de trabalho”. Justin Grandinetti descobriu que a deficiência mais comum eram habilidades de redação técnica, incluindo “escrever de forma sucinta”, “escrever e-mails” e “redação técnica de propostas, memorandos e apresentações”.

Colaboração, inovação e mudança

Colaboração e inovação são competências especialmente necessárias para a força de trabalho do futuro. Ser capaz de trabalhar de forma próxima e harmoniosa com diversos grupos de pessoas para atingir metas será essencial. Além disso, os alunos devem continuar a ser curiosos e imaginativos para gerar ideias novas e significativas. A mudança continuará a acontecer e ocorrerá rapidamente. Os alunos precisam estar preparados para aceitar e se adaptar às mudanças.

Posse

De acordo com a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, o tempo médio de permanência dos funcionários é de cerca de quatro anos. Portanto, os alunos precisarão saber como se promover, incluindo habilidades de entrevista e redação de currículos e cartas de apresentação. Ter uma presença adequada nas redes sociais também pode ser importante para determinados planos de carreira.

Estresse

O estresse no local de trabalho continua a aumentar. O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) dos estados unidos, declara que agora, mais do que nunca, o estresse no trabalho representa uma ameaça à saúde dos trabalhadores. Um quarto dos funcionários vê o seu trabalho como o fator de estresse número um nas suas vidas. Três quartos dos funcionários acreditam que os trabalhadores sofrem mais estresse no trabalho do que há uma geração. Os alunos devem estar preparados para lidar com esse estresse no local de trabalho.

Ideias práticas que os professores podem usar para preparar os alunos para o futuro mercado de trabalho

  1. Jennifer Rita Nichols recomenda que os professores criem um ambiente dinâmico, variando as estratégias de ensino que usamos, a organização da sala de aula e as abordagens de aprendizagem demonstradas pelos alunos.
  2. Apresente aos alunos problemas do mundo real para descobrir.
  3. Use o trabalho em grupo, às vezes fazendo com que os alunos desempenhem vários papéis.
  4. Ensine os alunos a falar com clareza e serenidade.
  5. Ajude os alunos a corrigir a comunicação escrita, usando a tecnologia.
  6. Estimule a criatividade e a imaginação durante as atividades em pequenos grupos.
  7. Conecte os alunos aos Serviços de Carreira para ganhar experiência com redação de currículos, cartas de apresentação e entrevistas.
  8. Use exercícios para reduzir o estresse na sala de aula durante os intervalos.

 

Embora a força de trabalho esteja mudando rapidamente, você pode ensinar aos seus alunos habilidades que os tornarão empregáveis em qualquer mercado. Baixe nosso e-book sobre preparação para a carreira para saber o que impede os graduados de conseguirem os empregos que desejam e como você pode preparar seus alunos para o futuro mercado de trabalho.

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

Jacque Taylor é reitor assistente do Greenville Technical College. Artigo adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. Texto original pode ser lido aqui.