Psicologia Biológica, de James W. Kalat

Em sua primeira edição em português, o livro Psicologia Biológica – tradução da 13ª edição norte-americana, torna a psicologia biológica compreensível tanto para estudantes de Medicina e Biologia como para estudantes de Psicologia.

Além disso, transmite a empolgação da busca por explicações biológicas do comportamento. O autor, James W. Kalat, acredita que a psicologia biológica seja “o tema mais interessante do mundo”. Por meio de redação clara e exemplos intrigantes, o texto conquista muitos leitores.

Cada capítulo é dividido em módulos que começam com uma introdução e terminam com um resumo, uma lista de termos- chave e algumas perguntas de revisão. Essa organização torna mais fácil para os professores atribuírem parte de um capítulo por dia, em vez de um capítulo inteiro por semana.

A leitura é indicada para alunos dos cursos de Psicologia e Pedagogia. Pode ser aplicado, também, em cursos de Administração, Economia e em Medicina, na área de Psiquiatria.

 

 

Capítulos do livro Psicologia Biológica

Capítulo 1. Células nervosas e impulsos nervosos
Capítulo 2. Sinapses
Capítulo 3. Anatomia e métodos de pesquisa
Capítulo 4. Genética, evolução, desenvolvimento e plasticidade
Capítulo 5. Visão
Capítulo 6. Outros sistemas sensoriais
Capítulo 7. Movimento
Capítulo 8. Vigília e sono
Capítulo 9. Regulação interna
Capítulo 10. Comportamentos reprodutivos
Capítulo 11. Comportamentos emocionais
Capítulo 12. Aprendizagem, memória e inteligência
Capítulo 13. Funções cognitivas
Capítulo 14. Transtornos psicológicos

Destaques da edição

 

Leia o primeiro capítulo aqui

Sobre o autor do livro Psicologia Biológica:

 

Fotografia de james w kalat autor do livro psicologia biológica

James W. Kalat é professor emérito de Psicologia pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, onde ministrou cursos de Introdução à Psicologia e Psicologia Biológica de 1977 a 2012.

Nascido em 1946, recebeu o título de bacharel summa cum laude da Duke University, em 1968, e obteve o Ph.D. em Psicologia pela Universidade da Pensilvânia em 1971. Também é autor de Introduction to psychology (11a edição) e coautor, com Michelle Shiota, de Emotion (3a edição).

Além de livros paradidáticos, publicou artigos sobre aprendizado da aversão ao sabor, ensino de psicologia, entre outros temas. Foi duas vezes presidente do programa da convenção anual da American Psychological Society, agora denominada Association for Psychological Science. Viúvo que casou novamente, tem três filhos, dois enteados e quatro netos.