Psicologia Cognitiva, de E. Bruce Goldstein
Em sua primeira edição em português, o livro “Psicologia Cognitiva: conectando a mente, pesquisas e experiências cotidianas – tradução da 5ª edição norte-americana, de E. Bruce Goldstein, apresenta ao leitor o que se sabe e o que não se sabe sobre a mente. O que a obra ensina é muito mais profundo do que apenas informações mais precisas ao que já se sabe sobre a mente.
O leitor perceberá que existem muitas conexões práticas entre resultados de pesquisa em psicologia cognitiva e a vida cotidiana. São apresentados exemplos dessas conexões ao longo do texto.
A leitura do livro é indicada para as disciplinas Psicologia Sensorial, Psicologia da Percepção, Psicologia Cognitiva, Processos Psicológicos Básicos e Neurociência Cognitiva dos cursos de Psicologia, Biologia e Pedagogia. Por fim é indicada para todos que desejam ampliar seus conhecimentos sobre psicologia cognitiva.
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Capítulos do livro Psicologia Cognitiva
Capítulo 1. Introdução à psicologia cognitiva
Capítulo 2. Neurociência cognitiva
Capítulo 3. Percepção
Capítulo 4. Atenção
Capítulo 5. Memória de curto prazo e memória de trabalho
Capítulo 6. Memória de longo prazo: estrutura
Capítulo 7. MLP: codificação, recuperação e consolidação
Capítulo 8. Memória do dia a dia e erros de memória
Capítulo 9. Conhecimento conceitual
Capítulo 10. Imagética visual
Capítulo 11. Linguagem
Capítulo 12. Solução de problemas e criatividade
Capítulo 13. Julgamento, decisões e raciocínio
Destaques da edição
- a inclusão de termos em negrito no livro, que também aparecem no glossário.
- a seção Teste você mesmo ajuda o leitor a revisar o material.
- a seção Pense nisso pede aos leitores que considerem perguntas que vão além do material.
- a seção Método destaca os métodos que os psicólogos cognitivos criaram para estudar a mente.
- a seção Algo a considerar descreve pesquisas de ponta, princípios importantes ou pesquisas aplicadas.
Leia o primeiro capítulo aqui
Sobre o autor do livro Psicologia Cognitiva:
E. Bruce Goldstein é professor associado emérito de psicologia na Universidade de Pittsburgh e professor adjunto de psicologia na Universidade do Arizona. Ele recebeu o prêmio Chancellor’s Distinguished Teaching da Universidade e Pittsburgh pelo ensino em sala de aula e redação de livros didáticos.
Depois de receber o diploma de bacharel em engenharia química da Tufts University, descobriu a vocação de que queria fazer pós-graduação em psicologia, em vez de engenharia, e então recebeu seu PhD em psicologia, com especialização em fisiologia visual, da Brown University. Ele continuou sua pesquisa sobre visão como pesquisador de pós-doutorado no Departamento de Biologia da Universidade de Harvard e, em seguida, ingressou no corpo docente da Universidade de Pittsburgh. Ele continuou sua pesquisa na Pitt, publicando artigos sobre fisiologia retinal e cortical, atenção visual e a percepção de imagens, antes de se dedicar exclusivamente ao ensino (sensação e percepção, psicologia cognitiva, psicologia da arte, psicologia introdutória) e redação de livros didáticos.
É o autor de Sensation and Perception, 10ª edição (Cengage, 2017) e editou o Blackwell Handbook of Perception (Blackwell, 2001) e o de dois volumes Sage Encyclopedia of Perception (Sage, 2010). Em 2016, ele ganhou o concurso “The Flame Challenge”, patrocinado pelo Alan Alda Center for Communicating Science, por seu artigo, escrito para crianças de 11 anos de idade, em What Is Sound?