Publicado na 16 de Fevereiro de 2011

Estudos sobre gênero, sexo, sexualidade, diferentemente de outras áreas mais “estáveis” das ciências sociais, crescem impressionantemente, desde as primeiras décadas do século XX, por uma razão muito simples: a vida real tem sido sempre mais ágil, rápida, transformadora e inovadora do que os intelectuais têm conseguido acompanhar.
Desde o início, o que animou este trabalho foi a ideia de uma coletânea que analisásse o tema a partir de múltiplas perspectivas, por acadêmicos renomados em seus campos de atuação, oriundos de diferentes instituições espalhadas pelo Brasil, e com o compromisso de lançar um olhar novo, ousado, original sobre a questão, buscando ultrapassar os ranços, as mágoas, as discriminações, os estigmas e os preconceitos.
Entendemos que a Sociologia tem dado conta da análise histórica das reações sociais envolvidas nas questões de gênero, no entanto sentimos a ausência de uma análise que supere os impasses, que lance a discussão no ambiente de trabalho diverso e moderno como o que temos hoje. Os autores são Maria Ester de Freitas e Marcelo Dantas .
Para ver o livro em nosso site clique aqui.