Marilla Svinicki e Wilbert J. McKeachie

ISBN-10: 852211465X

ISBN-13: 9788522114658

© 2013

432 Páginas

Preço: Sob consulta

O ensino eficaz exige mais do que simples aquisição de competências. Para se adaptar às necessidades educacionais, imprevisíveis e mutantes, o professor precisa entender a teoria básica da aprendizagem e do ensino para que possa aprimorar sua prática. Assim, Dicas de ensino promove reflexões sobre as pesquisas e teorias relevantes para o exercício da docência. A habilidade de ensinar não é algo a ser aprendido e simplesmente repetido; o que torna essa profissão interessante é que sempre existe espaço para o crescimento, para a criação e para o desenvolvimento de novas didáticas. À medida que um professor reflete sobre as estratégias utilizadas em suas turmas, surgem novas perspectivas, as quais desafiam suas teorias de ensino e aprendizagem, bem como o seu repertório de habilidades, além de desafios que requerem o desenvolvimento contínuo de práticas de ensino inovadoras.

Este texto não é um conjunto de regras a ser seguido. Pelo contrário, estratégias são sugeridas para serem consideradas e modificadas conforme necessário, no âmbito da dinâmica das salas de aula. Os autores reconhecem, antes de tudo, que a educação não é estática e que o exercício reflexivo da atividade é de fundamental importância para o sucesso da carreira de professor.

1. Introdução
2. Contagem regressiva para a preparação do curso
3. O primeiro contato com a classe
4. Leitura como aprendizagem ativa
5. Formas de facilitar o debate: apresentar os problemas, ouvir e questionar
6. Como tornar as palestras mais eficazes
7. Analisar, testar e avaliar: a nota não é o mais importante
8. Provas e exames: os detalhes
9. Bons modelos de feedback para os alunos
10. Orientações para atribuição de notas
11. Motivação na sala de aula universitária
12. O trabalho com alunos de diferentes culturas
13. Como lidar com os problemas dos alunos e com os alunos-problema (Quase sempre há pelo menos um!)
14. Aprendizagem ativa: aprendizagem em grupo
15. Aprendizagem experiencial: com base em estudos de casos, estudo de problemas e fatos da realidade
16. Como melhorar o aprendizado por meio de trabalhos de complexidade variada
17. Tecnologia e ensino
18. Aulas para turmas grandes: ainda assim é possível trabalhar com a aprendizagem ativa!
19. Laboratório didático: garantindo a experiência de aprendizagem ativa
20. Como os alunos podem se tornar aprendizes mais estratégicos e autônomos
21. Como ensinar a pensar
22. A ética do ensino e o ensino da ética
23. Vitalidade e crescimento por toda a carreira de docente.

Especialmente recomendado para os cursos de educação superior de qualquer área de conhecimento, nas modalidades presencial ou a distância, bem como em qualquer nível de ensino, como graduação, pós-graduação ou extensão. Parte considerável das reflexões contidas neste livro também podem ser aplicadas à educação básica.