Stephen J. Chapman

ISBN-13: 9788522125234

© 2017

632 Páginas

Preço: Sob consulta

O autor apresenta, ao longo de toda a obra, uma metodologia de resolução de problemas top-down (do mais geral para o mais específico), reforçando a capacidade do MATLAB como uma linguagem de programação técnica que permite ao estudante escrever programas limpos, eficientes e bem documentados.

O livro enfatiza o uso de funções para decomposição lógica de tarefas em subtarefas ainda menores e de ferramentas MATLAB pré-construídas. Apresenta, com igual ênfase, notas sobre boas práticas de programação e erros de programação.

A 5a edição de Programação em MATLAB para engenheiros é dedicada especifica- mente ao MATLAB R2014b. Seu conteúdo foi ampliado para abordar classes e objetos que trabalham muito estreitamente com o novo sistema de gráficos do identificador. Há um novo Capítulo 3 totalmente dedicado aos diagramas 2D, maior cobertura para diagramas 3D e, em um dos capítulos, há uma seção dedicada às animações.

Esse livro ensina o MATLAB como linguagem de programação técnica que mostra aos estudantes como escrever programas claros, eficientes e documentados. Ele não tem a pretensão de ser a descrição completa de todas as centenas de funções do MATLAB. Contudo, ensina o estudante a utilizar o MATLAB como linguagem computacional e a forma de localizar qualquer função desejada com recursos de ajuda on-line extensivos do MATLAB.

Os primeiros oito capítulos do texto foram projetados para servir como texto para um curso de “Introdução à Programação/Resolução de Problemas” para estudantes calouros de engenharia.

  • As principais mudanças desta edição do livro incluem:
    Redução do tamanho dos capítulos iniciais. As ramificações e os laços agora possuem um capítulo específico e a discussão das funções está dividida em dois capítulos. Essa mudança auxilia os estudantes a assimilarem o material em blocos de dimensão mais adequada.
  • Um novo Capítulo 3 é totalmente dedicado aos diagramas 2D, coletando todas as informações de diagrama em um único local.
  • O Capítulo 8 apresenta cobertura maior para diagramas 3D, e o Capítulo 13 agora apresenta uma seção dedicada às animações.
  • O Capítulo 12 é uma discussão totalmente nova de classes MATLAB e programação orientada a objetos.
  • O Capítulo 13 foi escrito novamente para abranger novos diagramas do identifica- dor H2, em que os identificadores agora são objetos MATLAB em vez de números. No final do livro você encontra um encarte com figuras coloridas que facilitam seu entendimento.

Muitas características deste livro foram projetadas para enfatizar a maneira adequada de escrever programas confiáveis no MATLAB. Essas características devem atender bem ao estudante quando estiver aprendendo o MATLAB pela primeira vez, mas também deve ser útil para o profissional no trabalho. Entre elas temos:

  1. Ênfase na Metodologia de Projeto Top-Down – Essa metodologia encoraja o estudante a pensar a respeito do projeto apropriado de um programa antes de iniciar a codificação.
  2. Ênfase em Funções – O livro enfatiza o uso de funções para a decomposição lógica de tarefas em subtarefas menores.
  3. Ênfase em Ferramentas MATLAB – O livro ensina o uso apropriado das ferramen- tas integradas do MATLAB para facilitar a programação e depuração de programas.
  4. Notas de Boa Prática de Programação – Essas notas enfatizam as boas práticas de programação à medida que são apresentadas, para a conveniência do estudante.
  5. Notas de Erros de Programação – Essas notas enfatizam erros comuns para que possam ser evitados.
  6. Ênfase em Estruturas de Dados – O Capítulo 10 contém uma discussão detalhada de estruturas de dados MATLAB, incluindo matrizes escassas, matrizes celulares e matrizes de estrutura.
  7. Ênfase no MATLAB Orientado a Objetos – O Capítulo 12 inclui uma introdução para a programação orientada a objetos (OOP) e descreve a implementação MATLAB de OOP detalhadamente.

O livro possui diversas características projetadas para dar suporte à compreensão do estudante.
Um total de 17 testes, distribuídos ao longo dos capítulos, com respostas a todas as perguntas incluídas no Apêndice B. Esses testes podem servir como um autoteste útil de compreensão. Além disso, existem aproximadamente 180 exercícios de final de capítulo.

Capítulo 1 Introdução ao MATLAB
Capítulo 2 Fundamentos do MATLAB
Capítulo 3 Diagramas Bidimensionais
Capítulo 4 Expressões de Ramificação e Projeto de Programa
Capítulo 5 Laços e Vetorização
Capítulo 6 Funções Básicas Definidas pelo Usuário
Capítulo 7 Características Avançadas de Funções Definidas pelo Usuário
Capítulo 8 Números Complexos e Diagramas 3D
Capítulo 9 Tipos de Dados Adicionais
Capítulo 10 Matrizes Escassas, Matrizes Celulares e Estruturas
Capítulo 12 Classes Definidas pelo Usuário e
Capítulo 13 Gráficos e Animações do Identificador
Capítulo 14 Interfaces Gráficas do Usuário