Braja M. Das

ISBN-10: 8522124159

ISBN-13: 9788522124152

© 2017

360 Páginas

Preço: R$ 115,90

Mecânicas dos solos e engenharia de fundações têm se desenvolvido, rapidamente, nos últimos cinquenta anos. Intensas pesquisas e observações tanto em campo quanto no laboratório têm refinado e melhorado a ciência do projeto da fundação.

Neste livro são abordados tópicos relacionados a propriedades geotécnicas do solo, depósitos de solo natural e exploração de subsolo, fundações rasas: capacida e de suporte final, aumento da tensão vertical no solo, recalque das fundações rasas, fundações em radier, fundações por estacas, fundações com tubulões, empuxo lateral de terra, muros de arrimo, melhoramento do solo e modificação do terreno.

Originalmente publicado em 1983 este texto sobre os princípios da engenharia de fundações está agora na sua 8a. Edição e é pela primeira vez publicado no Brasil.
Está destinado principalmente para os estudantes de gradução de engenharia civil e teve materiais novos e aperfeiçoados e também procedimentos de conferência, consistentes com o nível de compreensão dos usuários, incorporados em cada edição.

O capítulo sobre a capacidade de suporte admissível em fundações superficiais foi dividido em 2 – um sobre a estimativa de tensão vertical devido às cargas sobrepostas e o outro sobre o recalque das fundações rasas.
O texto também foi dividido em quatro partes principais para consistência e continuida- de:

  1. Propriedades geotécnicas e exploração do solo;
  2. Análise de fundações;
  3. Empuxo lateral de terra e estruturas de arrimo de terra e
  4. Melhoramento do solo.

O texto também traz inúmeros exercícios, gráficos e fotos com o objetivo de enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos

  1. Introdução
  2. Propriedades geotécnicas do solo
  3. Depósitos de solo natural e exploração de subsolo
  4. Fundações rasas: capacidade de suporte
  5. Aumento da tensão vertical no solo
  6. Recalque das fundações rasas
  7. Fundações em radier
  8. Fundações por estacas