Linda A. Mooney, David Knox, Caroline Schacht

ISBN-10: 8522121990

ISBN-13: 9788522121991

© 2016

610 Páginas

Preço: R$ 176,90

Este livro pretende inspirar o leitor a prestar atenção aos problemas sociais que afetam as pessoas em todo o mundo. Oferece uma base sólida teórica e de pesquisa para estudos em sociologia. Entendendo os problemas sociais também se comunica com alunos que buscam carreiras na áreas de negócios, psicologia, assistência à saúde, assistência social, justiça criminal e o terceiro setor. É uma obra muito útil também para os estudantes das áreas de educação, artes plásticas e humanidades em geral.

Apresenta muitos recursos didáticos como termos-chave com glossário à margem, seções especiais em quadros, apresentando temas e pesquisas atuais, além de ilustrações e fotos que enriquecem o estudo.

  • Tópicos organizados em quatro seções principais: Sociologia e o Estudo dos Problemas sociais, os problemas de bem-estar, problemas de desigualdade e problemas da globalização, apoiando o progresso contínuo da micro à macro -análise, auxiliando os alunos para a construção de conhecimento e confiança sobre o tema.
  • Cobertura total de questões problemáticas sociais relacionadas à raça, classe, gênero e orientação sexual, assim como um capítulo sobre Guerra, conflito e terrorismo, com uma ampla variedade de fundos, perspectivas e interesses.
  • Apresenta temas sociais atuais e relevantes para a discussão em sala, como a regulação do marketing de alimentos para jovens, os programas de bem-estar no ambiente de trabalho, o custo da guerra contra as drogas, a prevalência da exposição de crianças à violência entre outros.
  • Recursos “Você e Sociedade”, apresentados ao longo do texto, ajudam os alunos a avaliar suas próprias atitudes, crenças, conhecimentos e comportamentos em relação aos problemas sociais.
  • Um glossário ao longo da obra destaca termos-chave e fornece definições concisas na margem, tornando mais fácil o aprendizado de terminologias, preparando os estudantes para a avaliação de trabalhos ou exames.
  • Recursos “O que você acha?” em cada capítulo, apresentam perguntas destinadas a provocar o pensamento crítico sobre temas-chave e incentivar os alunos a descobrir e esclarecer as suas próprias opiniões.

Parte 1. A sociologia e o estudo dos problemas sociais

  1. Refletindo sobre os problemas sociais

Parte 2. Os problemas do bem-estar

  1. Saúde física e mental e o sistema de saúde
  2. Álcool e outras drogas
  3. Crime e controle social
  4. Problemas familiares

Parte 3. Problemas de desigualdade

  1. Desigualdade econômica, riqueza e pobreza
  2. Trabalho e desemprego
  3. Problemas na educação
  4. Raça, etnia e imigração
  5. A desigualdade de gênero
  6. Orientação sexual e luta por igualdade

Parte 4. Problemas de globalização

  1. Crescimento populacional e envelhecimento
  2. Problemas ambientais
  3. Ciência e tecnologia
  4. Guerra, confl ito e terrorismo

Apêndice: Métodos de análise de dados