Publicado na 28 de janeiro de 2011

A vibração é um tópico clássico e, ao longo dos anos, cresce a diversidade de sistemas projetados nos quais ela precisa ser considerada.

Neste livro, os autores apresentam uma introdução ao tópico para alunos de engenharia e ciências físicas, contextualizando as aplicações das vibrações em exemplos e exercícios práticos. Vibrações lineares e não lineares, construção de modelos de sistemas, análise, prognóstico e medição são aspectos físicos dos fenômenos vibratórios enfatizados em todos os capítulos.

O livro está organizado de modo a conduzir o estudante dos tópicos mais simples aos mais complexos. O capítulo 1 traz um resumo de conceitos, como cinemática e graus de liberdade, e de princípios, como o da quantidade de movimento linear, de Newton, e o da quantidade de movimento angular, de Euler. Nos capítulos que seguem são trabalhados conceitos de rigidez elástica equivalente, construção de modelos de sistemas vibratórios, determinação da equação governante, sistemas de um e múltiplos graus de liberdade, linearização de sistemas não lineares, ressonância, função de resposta em frequência, excitação harmônica, frequências naturais e modos de vibrar, entre outros tópicos das vibrações. Em todo o livro, o MATLAB foi extensivamente utilizado. Exercícios finalizam cada capítulo, permitindo ao aluno aplicar e testar os conhecimentos adquiridos. O livro foi escrito por Balakumar Balachandran e Edward B.