4 dicas de ensino para economizar tempo

Os últimos anos de ensino têm sido desafiadores para todos. Muitas vezes me perguntei: como vou me conectar com os alunos?

A palavra simplicidade me veio à mente. Quando seu ambiente vira do avesso e os processos estão de cabeça para baixo, é fundamental retornar aos princípios básicos. Então, confira estas quatro dicas básicas de ensino que podem ajudar a economizar tempo.

Dica 1: divida grandes projetos para aliviar sua carga de correção

A avaliação pode consumir muito tempo e, se não houver um plano em vigor, você poderá se deparar com 14 projetos diferentes, testes de múltipla escolha, redações e outras tarefas que precisam ser avaliadas até o final da sua semana de trabalho. Se os alunos estiverem trabalhando em grandes projetos, tente dividir o projeto em diferentes componentes que devem ser concluídos em determinadas datas. Dessa forma, você pode avaliar enquanto eles trabalham, em vez de esperar até o final.

 

Dica 2: use ferramentas de avaliação on-line para feedback instantâneo

Recentemente, comecei a usar uma ferramenta de aprendizado on-line para ajudar a fornecer instruções eficazes para meus alunos. A ferramenta ajuda a reduzir o estresse e o tempo de avaliar várias tarefas em sala de aula, me devolvendo mais tempo na minha semana para planejamento. Porém, o mais importante, é que permite que meus alunos recebam feedback imediato sobre as tarefas e o progresso geral da turma, pois podem ver suas notas em tempo real.

Dica 3: organize os materiais de aula on-line para maior clareza e consistência

A organização é importante em um ambiente on-line fluido. Certificar-se de que tudo tenha um lugar e seja explicado minuciosamente é fundamental para o sucesso de seus alunos.

Alguns sistemas de LMS/AVA, permitem que você crie guias específicas para os alunos acessarem, como pastas semanais, que podem conter tarefas para a semana e qualquer material de leitura relevante. As pastas abrem e fecham automaticamente em determinados dias (por exemplo, de domingo a domingo), para que você possa “configurá-lo e esquecê-lo”, por exemplo. Essa estrutura on-line fornece prazos de atribuição claros para os alunos e ajuda a criar consistência nas aulas.

Dica 4: Defina limites para checar a caixa de entrada do seu e-mail

Às vezes, um fluxo constante de e-mails pode ser estressante. A verificação contínua do seu e-mail requer muita atenção e pode rapidamente tomar conta do seu dia. Todo educador deve executar um plano responsável para navegar no fluxo de e-mails de alunos, professores e administradores. Descobri que o método mais eficaz para mim é verificar o e-mail apenas três vezes ao dia; fornece um ponto de contato diferente ao longo do dia, ajuda a estabelecer o que é urgente ou não e me dá tempo para abordar cada e-mail minuciosamente.

O tempo é precioso e, ao compartilhar dicas, podemos ajudar uns aos outros a administrar nosso tempo de maneira mais eficiente e eficaz, ao mesmo tempo em que proporcionamos uma sensação de estabilidade no ambiente de ensino frequentemente instável de hoje.

Espero que a implementação de um ou mais dessas dicas de ensino lhe dê um pouco de tempo no seu dia.

 

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 

Anitre Bell é instrutora de sucesso universitário no Community College of Beaver County.. O texto original pode ser lido aqui