Como criar planos de aula eficazes e economizar tempo

Todo professor deve enfrentar esse dilema regularmente, especialmente no início de sua carreira: “Como criar planos de aula eficazes e evolventes para meus alunos sem dedicar uma quantidade excessiva de meu tempo ao planejamento de aulas?”

Em nossos primeiros anos de ensino, essa tarefa é assustadora. Ainda não adquirimos recursos e materiais didáticos suficientes para cobrir todo o nosso currículo. Pode parecer que nossos planos de aula são básicos e precisam de melhorias!

Para onde nos voltamos a fim de encontrar mais recursos que possam aprimorar nossos planos de aula? Há uma variedade de opções e estratégias didáticas, on-line ou presenciais, disponíveis para todos. Nesta postagem, compartilharei algumas das minhas estratégias e recursos preferidos para criar palestras e conteúdo complementar.

Utilize o que já está feito

O melhor conselho que já recebi de um colega professor foi utilizar o que já está feito. Nunca houve um momento melhor para encontrar recursos on-line, desde vídeos do YouTube até sites como Teachers Pay Teachers, às atividades e planos de aula, às dicas ao professor no blog Blog da Cengage. Durante uma sessão de preparação típica para as aulas da minha semana, faço uma pesquisa rápida no YouTube para encontrar um vídeo relevante. Os vídeos podem incrementar qualquer plano de aula se forem cuidadosamente selecionados. Por exemplo, em minha experiência como professor de espanhol, qualquer plano de aula relacionado à cultura é bastante aprimorado por um vídeo de introdução à cultura. Isso ajuda os alunos a entrar na mentalidade da lição e concentrar sua atenção no tópico em questão.

Também gosto de ler os recursos gratuitos (ou muito baratos) do Teachers Pay Teachers. Você pode comprar planos de aula completos, guias de estudo, atividades e jogos para várias disciplinas. Usei esse site para comprar diversos recursos ao longo dos anos.

Empreste de seus colegas

Na minha experiência, é uma grande vantagem manter uma rede de colegas na minha disciplina. Isso inclui outros professores com quem estudei na faculdade, meu grupo de pós-graduação e colegas atuais. Não é contra as regras pegar materiais emprestados de outros professores! Mas, esteja preparado para retribuir se eles pedirem.

Se estou em apuros e preciso de recursos, primeiro procuro meus colegas e pergunto: “Você tem algo bom para ensinar o tópico ‘x’?” Caso contrário, recorro aos recursos on-line.

Recentemente, tive a oportunidade de coletar um vasto tesouro de recursos didáticos para minha disciplina. Procurei alguns amigos da faculdade que se formaram comigo e descobri que alguns deles deixaram a profissão recentemente (principalmente pelo estresse que a pandemia da Covid-19 causou para muitos professores). Contudo, embora isso tenha me deixado triste, pude pedir-lhes que compartilhassem seus recursos de ensino em sua totalidade. Recebi muito mais arquivos do que poderia imaginar utilizar!

Agora minha biblioteca de recursos praticamente triplicou, graças à generosidade de meus antigos colegas e ao fato de ter mantido esses relacionamentos ao longo dos anos.

O mesmo aconteceu comigo dois anos antes, quando uma colega de longa data se aposentou. Enviei a ela um e-mail educado perguntando se ela estaria disposta a compartilhar seus recursos e recebi mais do que esperava. Peça aos seus colegas para compartilhar, e você terá uma base ainda mais ampla de recursos para utilizar quando for criar seus planos de aula.

Crie algo novo

Quanto à criação de seus próprios materiais, acho mais importante ter uma visão clara do seu plano de aula. Considere:

 

Depois de visualizar os meandros do seu plano de aula, você pode começar a compilar seus recursos. Se não tenho um bom recurso para uma aula, uma coisa que gosto de fazer é criar um jogo ou quiz na minha antiga ferramenta de espera, Socrative. É muito parecido com, Kahoot e outros aplicativos para criar questionários instantâneos, enquetes e jogos para aplicação em sala de aula. Posso criar uma variedade de jogos em minutos utilizando essas ferramentas.

Você também pode utilizar algumas dessas ferramentas (Socrative, Kahoot ou TopHat) se estiver com poucos materiais. Por exemplo, se seu plano de aula terminar mais cedo e se seus alunos forem treinados para utilizar o aplicativo ou site, você poderá criar enquetes “ao vivo” e avaliações de final de aula para testar seus alunos. Essa pode ser uma maneira fácil de envolver-se com os alunos e requer muito pouco esforço para criar.

Como criar planos de aula eficazes: conclusão

Utilizando uma variedade dessas ferramentas e métodos, qualquer professor, seja iniciante ou veterano, pode criar palestras e conteúdos complementares com facilidade. Quando você se encontrar na inevitável crise de tempo do planejamento de aulas, pergunte-se:

 

Levando em consideração todos esses recursos e estratégias, todo professor pode se sentir mais bem preparado para criar planos de aula eficazes e economizar tempo!

 

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 

Blake Fetty é professor de espanhol na University of Central Oklahoma. Texto adaptado e traduzido pela Cengage Brasil. O texto original pode ser lido aqui.