Como ajudar os alunos a adotar uma mentalidade universitária

Como ajudar novos alunos a adotar uma mentalidade universitária?

Para um aluno, o salto educacional entre o ensino médio e o ensino superior é bastante significativo. Os professores criam várias atividades e cursos de preparação para a faculdade que não atingem seu objetivo: preparar os alunos para o ensino superior.

No ensino médio, grande parte dos alunos estudam por meio da memorização e nem sempre assimilam verdadeiramente a informação. Na faculdade, eles precisam entender o material e aplicá-lo a situações do mundo real. É uma das razões pelas quais tantos alunos do primeiro ano têm desempenho inferior ou atingem o nível mais baixo em seus estudos, saúde mental e estudos.

Se um aluno tentar manter esses hábitos de estudo do ensino médio na faculdade, será quase impossível ter sucesso no ensino superior. Para se sair bem na faculdade, os alunos do primeiro ano devem entender que precisam desenvolver novos hábitos, e quem poderia ajudá-los a entender isso melhor do que os professores universitários?

Como motivar os alunos e ajudá-los a adotar uma mentalidade universitária

Quando comecei meu primeiro semestre na Universidade de Maryland, no condado de Baltimore, fiquei impressionada. Parecia que eu sempre tinha tarefa de casa para fazer e muito pouco tempo para estudar. O movimento pendular entre escola e trabalho também não ajudou. Eu me vi na universidade lutando para me concentrar por horas a fio. Havia muitas distrações e muitas pessoas ao redor, prejudicando minha capacidade de concentração.

Minha semana ficou assim: Fui para a aula, tentei fazer a lição de casa e depois fui para casa terminar minhas tarefas; no entanto, quando chegava em casa, era bombardeada com questões que precisavam ser resolvidas. Completar minhas tarefas em casa era altamente ineficiente e me obrigava a ter trabalho adicional no fim de semana. Também encontrei pouco tempo para concluir as tarefas à medida que elas se acumulavam.

No meu primeiro semestre foi quando aprendi que equilibrar a vida é muito importante; você não pode trabalhar demais ou de menos em uma tarefa. Certas tarefas exigiam mais tempo do que outras. Por exemplo, recebi uma semana para concluir um ensaio de cinco páginas na mesma semana em que tinha que escrever um ensaio de duas páginas. Eu não sabia como administrar todas essas responsabilidades porque nunca fui ensinada a fazer isso no ensino médio. Em vez disso, forcei-me a terminar os dois ensaios de uma só vez. Fiquei estressada e esgotada.

Percebi como o ensino médio e o ensino superior eram diferentes. O que fiz para evitar que isso se repetisse foi criar um cronograma para completar meu trabalho.

Para os alunos, encontrar a motivação para fazer a lição de casa é problemático, mas esperar até o último minuto também. É claro que simplesmente criar um cronograma não motivará os alunos a fazer o dever de casa. Então, eis algumas dicas que os professores podem utilizar para ajudar os novos alunos a adotar uma mentalidade universitária e inspirá-los a trabalhar.

Dicas para ajudar os alunos a se programar

Crie uma lista de tarefas

A maioria das pessoas se sente muito realizada quando consegue cumprir uma tarefa atribuída. Comece a semana informando aos alunos as tarefas que estão sendo atribuídas e as datas de entrega dessas tarefas.

Organize projetos em grupo

Descobri que tenho mais chances de fazer as coisas quando estou perto de pessoas que são como eu e me apoiam.

Projetos em grupo e outras atividades incentivam os alunos a interagir com seus colegas. À medida que os alunos criam laços e se tornam amigos, eles ajudam uns aos outros a se sentirem apoiados e responsáveis por seu trabalho. Mas é importante que eles sejam educados sobre o significado dos grupos de estudo e como estes devem ser conduzidos.

Mantenha-se positivo

Repita afirmações positivas para os alunos. O ensino superior não é fácil. Os alunos devem se orgulhar de si mesmos por terem entrado no ensino superior.

A reprovação em uma prova não deve impedir os alunos de quererem ter sucesso, esses fracassos não definem quem eles são ou o que podem ser. Eles nem sempre irão bem ou mal em todas as provas e tarefas. Afirmações positivas fortalecerão a força de vontade dos alunos, assegurarão que eles são mais importantes do que pensam e os ajudarão a seguir em frente.

Envolva-se

Tive professores entusiasmados com o ensino e alguns que não gostavam nada do que faziam. Como professor, os alunos procuram você para aprender uma variedade de tópicos que devem aprofundar a paixão deles pelo curso.

Os alunos podem perceber quando você não está entusiasmado por estar lá ou quando simplesmente não está com vontade de dar aula. Na maioria das vezes, os alunos mudam de curso por causa da atitude do professor em relação ao ensino. Muitas vezes, o professor não está focado nos alunos e acaba passando as aulas e tarefas muito rápido. Isso faz com que os professores ignorem alunos que levantam a mão para fazer perguntas e os rostos confusos.

Não é necessário dedicar muita energia ao ensino. Adicionar expressão à sua voz e responder às perguntas dos alunos à medida que surgem durante uma aula é um longo caminho. Isso torna os alunos mais propensos a permanecer engajados.

O que é mais importante? O âmago da questão

Agora que passei por algumas ideias básicas que contribuem para melhores hábitos de estudo, é hora de abordar o que mais ajudará os alunos.

Coloque os conceitos em prática

No ensino médio, eu memorizava fórmulas e informações aleatórias, mas na universidade há um aspecto de aplicação para o que os alunos aprendam.

Em vez de lembrar o teorema de Pitágoras, os alunos devem entender como ab= cfunciona, por que funciona e como aplicá-lo. Depois de entender os conceitos ou habilidades, o ideal é que os alunos os coloquem em prática – MUITO. Isso inclui escrever inúmeras redações, resolver mais problemas de matemática e ler mais profundamente sobre eventos históricos.

Muitos alunos não sabem disso, portanto, seria útil garantir que os alunos realmente entendam os conceitos e suas aplicações. Também é uma boa ideia fornecer vários materiais para praticar.

Esteja presente

Quando os professores se colocam à disposição dos alunos, isso pode fazer uma grande diferença.

Alguns professores não são rápidos em responder e-mails ou não têm horário de expediente para responder às perguntas dos alunos. Pode ser útil para você reservar um horário para o atendimento aos alunos ou gravar palestras/atendimentos para aqueles que não podem comparecer. Responder e-mails prontamente, quando possível, pode ajudar os alunos a concluir suas tarefas no prazo.

Mentalidade universitária: ajude-os a se preparar

Para adotar uma mentalidade universitária, minha última dica é dizer aos alunos quais informações são essenciais para se sair bem nos exames. Lembre aos alunos que fazem anotações durante a aula que o código de cores e a caligrafia legível podem facilitar o tempo de estudo, pois as anotações serão claras, organizadas e fáceis de ler.

Depois que o ensino médio termina, os alunos devem se tornar mais adaptáveis. Ensino médio e ensino superior são dois mundos completamente diferentes. Embora as escolas de ensino médio tentem preparar os adolescentes para o futuro, ainda não estão bem equipadas para fazê-lo com sucesso.

Se você seguir essas dicas, além de acrescentar algo que funcione para você, poderá apoiar seus alunos durante a transição do ensino médio para o ensino superior e ajudá-los a adotar uma mentalidade universitária . Eles serão mais disciplinados e flexíveis para os desafios que a vida lhes apresenta.

 

 

Encontre mais artigos e dicas sobre educação no blog da Cengage

 

 

Daisy Annan é graduada em Economia Financeira pela Universidade de Maryland, Condado de Baltimore. O texto original pode ser lido aqui